Quintal com piscina: você precisa saber disso antes de ter um

3 de maio de 2019
Quintal com piscina: você precisa saber disso antes de ter um

Está pensando em ter uma piscina no seu quintal? Todos sabemos que uma piscina é um investimento e que vale muito a pena.
E como um grande investimento, ele pede também um pouquinho de planejamento. Então, neste post, vamos tratar de vários pontos que você precisa saber antes de ter uma piscina no seu quintal. Confira!

Meu quintal é capaz de comportar uma piscina?

As condições do solo da sua casa importam, sim, mas isso não impossibilita você de investir em uma piscina para o seu quintal.
Dependendo de como for o local, a tarefa se torna um pouco mais complicada (e consequentemente mais custosa). Um terreno nivelado é mais fácil de se trabalhar, do que os que têm um declive.
Outros fatores também são importantes, como a existência de um lençol freático alto (uma espécie de reservatório de água localizado abaixo da terra) ou se o solo possuir um aspecto muito arenoso, rochoso ou instável. O que também torna mais trabalhosa a escavação e a construção.
Além disso, a localização da sua casa também determina o tamanho da sua piscina. É importante saber que os edifícios vizinhos, assim como as árvores ao redor da propriedade, limitam a piscina do seu quintal, o que ditará, até certo ponto, sua forma e design também.

Tamanho da piscina

O tamanho da piscina determina quais atividades poderão ser feitas dentro dela, sua aparência e também a aparência do espaço externo como um todo.
Você precisa pensar com cuidado no espaço que possui disponível no seu quintal para instalar a piscina. Existe uma variedade imensa de tipos, tamanhos e designs.
Considere o espaço que você tem, o tamanho da piscina ideal para você e, também, o espaço que você deseja deixar para o quintal. Afinal, a piscina não é tudo o que importa. Muitas pessoas acabam esquecendo disso. A área não ocupada por ela é onde poderão ser incorporados outros ítens, de decoração ou lazer por exemplo.

A piscina

Ao tentar determinar o tamanho da piscina, além do espaço disponível, considere para quais atividades ela será usada.
Para recreação? Alguém vai nadar nela? Uma piscina para recreação não precisa ser comprida, já se pretendemos praticar natação, isso muda. Talvez você só deseje sentar e relaxar: isso demanda muito menos espaço.
Não deixe de pensar também no futuro. Piscinas não podem ser alteradas de tamanho depois de prontas. Então caso a família cresça ou mais amigos apareçam, ela vai ficar apertada!

O quintal

Você precisa também analisar o espaço ao redor. O que deseja colocar nele? Uma churrasqueira e duas espreguiçadeiras, quem sabe. Isso não pede muito espaço, talvez 2 a 3 metros sejam o suficiente.
Caso você tenha em mente, porém, uma área gourmet ao ar livre, ou uma área onde todos possam relaxar como se estivessem em uma sala de estar, você precisará de muito mais espaço.
Por isso, tenha certeza de pensar não apenas no tamanho da piscina, mas na área externa como um todo.

Vegetação

Um belo jardim agrega muito ao visual do seu quintal, juntamente com a piscina. Plantas são ótimas para trazer mais cor para a área externa, dando também um ar mais natural, reduzindo o “excesso” de concreto. Principalmente se você morar na cidade.
Mas há outros fatores a se considerar. Plantas grandes, por exemplo, ajudam a dar mais privacidade ao espaço da piscina.
É uma boa ideia acessar este post no nosso blog, onde falamos quais tipos de árvore você não deve colocar perto da sua piscina.
Além disso, crianças adoram correr por aí, por isso a grama também é uma boa escolha.
Mas atenção: a grama deve ser mantida longe da piscina: você não quer deixar a água suja e dificultar a manutenção. Por isso, a não ser que você conte com um ambiente espaçoso, prefira não colocar grama no seu quintal com piscina.

quintal com piscina

Forma e Design

Ao escolher qual será o formato da sua piscina, você precisa mais uma vez levar em conta a forma e o tamanho do ambiente externo. Dependendo disso, uma piscina reta ou com curvas pode ser melhor para o seu quintal, valorizando-o principalmente quando não há muito espaço disponível.
Além disso, lembre-se das atividades que serão realizadas nela. Já vimos o caso da natação, mas bordas de bronzeamento também são melhores em piscinas retas.
Piscinas arredondadas, por outro lado, podem ser mais esteticamente agradáveis e também são mais confortáveis quando queremos simplesmente nos apoiar na beirada e relaxar.

Quanto ter uma piscina no quintal vai me custar?

Há vários fatores envolvidos que podem tornar a aquisição de uma piscina para o seu quintal um investimento caro, ou um investimento mais em conta.
Existem no mercado vários tipos de piscina diferentes, com custos diferentes: fibra, concreto e vinil são os principais. Cada um desses materiais, além de impactar no valor imediato de aquisição, também têm peso sobre os custos a longo prazo. A piscina de fibra, por exemplo, é mais barata do que a piscina de concreto e um pouco mais cara do que a piscina de vinil. Por outro lado, o custos que esse tipo de piscina trará ao longo do tempo são os mais baixos.
Saiba todos os detalhes em outro de nossos blogs dedicados especialmente para esse assunto: Piscina: construir ou comprar pronta.

Dentro do solo ou sobre o solo?

Outra questão importante a considerar é se a piscina do seu quintal ficará acima do solo ou dentro dele. No último caso, a piscina carrega uma sensação de maior permanência, mas não é só isso o que você deve considerar. Essa possibilidade também tem a ver com o tipo de terreno da sua casa.
Já falamos disso lá no começo. Muitas vezes a piscina sobre o solo acaba sendo a melhor alternativa!
Confira nosso blog sobre piscina de fibra acima do solo e saiba quando essa escolha pode ser a melhor opção para você.

quintal com piscina

Imagem: Shutterstock

E então? Está preparado para investir no seu quintal com piscina? Confira nosso post sobre orçamento de piscinas de fibra. Você também pode tirar qualquer dúvida conosco. Estamos sempre à disposição!