Nunca plante essas árvores perto da piscina

5 de Janeiro de 2018
Nunca plante essas árvores perto da piscina

Nada melhor do que aproveitar a piscina no verão. Agora imagine poder desfrutar de um jardim cheio de vida e beleza no seu entorno. As árvores perto da piscina precisam ser cuidadosamente selecionadas, para que você não tenha dor de cabeça no futuro.
Por isso, separamos algumas dicas para que o jardim da área externa da sua casa esteja em harmonia com a sua piscina.

É necessário se atentar a alguns fatores na hora de escolher os melhores tipos de plantas. O ideal é sempre mesclar espécies de plantas, das mais altas até as mais baixas.
Desde as que mais combinam com o formato da piscina, integrando o paisagismo, até as que causam menos sujeira. Árvores frutíferas ou que possuem folhas pequenas, são um exemplo do que não plantar perto da sua piscina. Tudo isso, para evitar que a água fique suja e não seja necessário realizar a sua troca constantemente. Veja quais são as espécies menos indicadas para plantar perto da piscina:

arvores perto da piscina

Espécies de folhas pequenas miúdas e caducas

Uma das características mais importantes a ser vista em uma espécie é o tipo de folha. Atente-se, principalmente se a sua piscina ficar descoberta. Árvores com folhas caducas podem dar um trabalhão para você em épocas como o outono, em que as folhas caem. Escolha sempre plantas com folhas perenes, aquelas que demoram mais tempo para cair.

Plantas com muitas flores e frutos pesados

Outro quesito importante é analisar se a espécie não possui frutos muito pesados. Imagine só estar na piscina e um deles cair em sua cabeça? Não seria muito legal, não é mesmo? Árvores como o coqueiro, por exemplo, podem ser um risco. Por isso, para evitar acidentes com quem estiver aproveitando a piscina, a recomendação é escolher plantas com frutos mais leves. Além disso, espécies que possuem copas altas e que não perdem as folhas ao longo das estações são as mais indicadas.

Dica: Existe uma solução para manter a água sempre limpa e evitar que as folhas das plantas caiam na piscina. A Capa Térmica da Henrimar protege sua piscina da sujeira e ajuda a reter o calor.

Árvores de raiz profunda

O tipo de raiz também é algo a ser analisado. Espécies que possuem raiz fasciculada são mais propensas a causar problemas, como vazamentos e interferência na estrutura hidráulica da piscina. Isso porque esse tipo de raiz cresce para todos os lados, paralelamente à terra. Para que isso não aconteça, o ideal é plantar árvores com raiz pivotante, que crescem de forma vertical.

ATENÇÃO: Plantas tóxicas ou que possuem muitos espinhos não são uma boa opção para ter em volta da piscina. Elas podem causar alergias e outros problemas. Para que ninguém corra risco de se machucar durante o divertimento, evite essas espécies.

Árvores perto da piscina: espécies mais adequadas

arvores perto da piscina

Plantar espécies nativas é sempre a melhor opção. Isso porque elas se adaptam facilmente ao clima da região e levam mais beleza ao paisagismo. Algumas das árvores mais indicadas para se plantar perto da piscina são:

– Hibisco;
– Cerejeira do mato;
– Bambus;
– Eritrina;
– Gardênia;
– Grumixama;
– Palmeiras;
– Manacá da serra;
– Helicônias.