Área gourmet: tudo o que ela deve e não deve ter

26 de abril de 2019
Área gourmet: tudo o que ela deve e não deve ter

O que é melhor do que ter uma área gourmet na sua casa para receber amigos em momentos mais íntimos e descontraídos? Nelas, pratos incríveis podem ser preparados na companhia de pessoas que são, também, incríveis.
Então, já deu para notar que sua decoração pede por algo mais pessoal, com acessórios, móveis. E diversos outros detalhes que deixem o ambiente com a sua cara e também traga conforto e praticidade.
As áreas gourmet não precisam ser feitas em espaços amplos. Elas podem se adequar ao ambiente disponível na sua casa. Se preocupe apenas com o básico: armários, apoio, área de preparação de alimentos. Além de assentos e mesas para acomodar os seus convidados.
Utilize nossas dicas como um guia e as adeque ao espaço que você possuir!

Piso

A sua área gourmet será usada para que seus amigos se reúnam e tenham bons momentos juntos, certo? Muitos espaços da sua casa pedem por pisos específicos. Neste caso, a área gourmet será uma das áreas mais visitadas em toda a casa e por isso precisará de limpeza frequente.
O piso de cerâmica ou o porcelanato são opções de revestimento ideais. Devido à combinação perfeita entre aparência, durabilidade e baixa manutenção.
A partir disso, você só precisa escolher o padrão que mais combine com o conceito escolhido para esse espaço!

Funcionalidade

Uma área gourmet é um ambiente mais personalizado, mas antes que comecemos a falar sobre decoração, é importante destacarmos a funcionalidade do local. Ainda que você queira caprichar na decoração e esteja cheio de ideias, lembre-se de que esse ambiente é dedicado à momentos mais descontraídos entre amigos. E, como vimos, bastante visitados.
Surpreender e agradar seus convidados através do visual é crucial. Mas ainda mais crucial é que todos fiquem à vontade e confortáveis. Podendo transitar livremente sem que haja móveis e objetos no caminho, impedindo a circulação. Por isso, a melhor alternativa – e a mais econômica – é não colocar nada no meio do caminho. Lembre-se disso.

Economize nos utensílios

Outra ótima ideia para começar a pensar na decoração da sua área gourmet sem gastar nada com isso é verificar quais utensílios não farão muita falta na sua cozinha. Eles podem ser transformados em itens de decoração!
Vejamos um exemplo simples para que você entender melhor: bules de chá ou garrafas de vidro podem se tornar lindos vasos de flores.
Confira outras ideias para transformar utensílios antigos em itens charmosos de decoração no blog do MdeMulher!

área gourmet

Imagem: decorfacil

Bancada em forma de ilha

Uma área gourmet tipicamente inclui uma bancada em forma de ilha (imagem acima). Ela pode ser usada para armazenamento adicional (essencial se não houver muito espaço disponível), para a preparação de alimentos. Além de, principalmente, ser um lugar especial, onde podemos colocar assentos informais.
Essa bancada favorece o contato entre todos, esteja essa pessoa cozinhando ou não. Permitindo também que ninguém fique no caminho do chef!

Balcões e prateleiras

Além da bancada, armários e balcões podem ser incorporados para que você tenha espaço para guardar todos os itens que precisa utilizar na sua área gourmet. No caso de não ter espaço, você pode optar por prateleiras.
Existem muitas opções no mercado que podem fazer das prateleiras um acessório que acrescente mais beleza à decoração do seu espaço. O importante é ter tudo o que precisa ao alcance, para não prejudicar o fluxo na preparação dos alimentos e também na interação com seus convidados.

Iluminação adequada

Cozinhar requer boa iluminação em torno de áreas de preparação de alimentos, incluindo bancadas, fogão e pia. Por isso, não se esqueça de considerar bem a iluminação: luzes sob armários, luzes pendentes e iluminação no teto são altamente recomendadas.

Horta Caseira

Ao optar por colocar uma horta caseira na sua área gourmet, você está dando um toque íntimo, rústico e caseiro ao seu espaço. Mas, além disso, as hortas são opções baratas que combinam muito com a toda a proposta de um ambiente gourmet.
Sendo um escolha decorativa que acrescenta muito à paisagem, a horta deixa também seus temperos preferidos frescos e sempre à mão.

área gourmet

Imagem: vivadecora

Cobertura

Grande parte das áreas gourmet ficam ao ar livre. Quando se tem uma piscina, então, unimos dois divertimentos que prometem deixar o dia – ou a noite – inesquecíveis Por isso, não se esqueça de providenciar uma cobertura para que todos fiquem confortáveis. Sem riscos de exposição à chuvas ou a longos períodos ao sol.
E, já que estamos falando especificamente de áreas gourmet externas, vale pontuar que existe uma tendência atual que prioriza o conforto mesmo no lado de fora da sua casa, levando para lá móveis próprios da sala de estar (adaptados ao ambiente externo, claro).
Saiba mais a respeito em outro de nossos blogs: Combine beleza e conforto: conheça as melhores dicas para a decoração da sua área externa!