Piscinas de fibra acima do solo: será que é uma boa ideia?

9 de novembro de 2018
Piscinas de fibra acima do solo: será que é uma boa ideia?

Uma das vantagens da piscina de fibra é a sua flexibilidade. Isso permite que você explore o design que mais desejar ter na sua casa. Portanto, personalizar não é um problema já que a piscina de fibra permite atender à diversas necessidades. Mas e uma piscina de fibra acima do solo? Será que vale a pena?
Nas nossas redes sociais, sempre recebemos esta pergunta. É comum que as pessoas acreditem que podem manter o casco da piscina de fibra sobre o solo, já que ele é resistente. Porém colocar o casco sobre o solo e completá-lo com água não é a solução. Para poder ter uma piscina de fibra acima do solo, você deve seguir algumas intruções e ter determinados cuidados.
Antes de tudo, uma piscina de fibra é projetada para ser instalada totalmente dentro do solo ou, no máximo, 45 centímetros acima dele. Se a piscina ultrapassar esses 45 centímetros, ou se for pensada para ficar completamente fora do solo, é preciso que a própria piscina de fibra tenha sua estrutura reforçada durante sua confecção. Permitindo, assim, esse tipo de instalação sem problemas. Ou ainda, muros de contenção devem ser erguidos a toda sua volta.
Mas vamos considerar algumas das razões que podem estar por trás da instalação de uma piscina de fibra acima do solo e entender se vale ou não a pena.

Piscinas de fibra acima do solo são mais baratas?

Algumas pessoas podem achar que uma piscina de fibra acima do solo resultará em um menor custo na hora de instalação. Mas a verdade é que, seja completamente acima do solo, seja apenas parcialmente, a economia é mínima.
É verdade que a escavação e instalação da piscina no solo requerem alguns materiais específicos que não serão mais necessários. Mas essas economias são geralmente compensadas pela despesa adicional de decks modulares. Apesar de ser ótimo para a decoração, esse tipo de deck costuma custar quase o dobro de um deck de concreto.

Piscinas de fibra acima do solo para evitar problemas com inundação

Alguns proprietários pensam preferir a piscina de fibra acima do solo por temerem as inundações. Afinal, se a piscina é construída em uma área baixa, não há dúvidas de que em tempos de chuva essa região pode alagar. Mas essa preocupação, muitas vezes, é por pensarem que, quando estiver coberta pela água da enchente, a piscina de fibra sairá do chão. Atenção: isso não acontece. Se a empresa contratada for competente e construir uma estrutura adequada para a sua piscina, não há risco algum. Portanto, seja cuidadoso ao escolher em quem confiar para a sua nova aquisição!
Por outro lado, já falamos em diversos blogs de como a química da piscina é facilmente afetada por ações externas. Sendo essencial sempre verificar regularmente os níveis de pH, cloro etc, para que a água esteja sempre própria para o banho e não seja infestada por algas, por exemplo. Assim, caso a água da chuva invada a sua piscina durante uma enchente, você terá bastante trabalho para retomar as condições ideais da água. Por isso, se esse for o problema, uma piscina de fibra acima do solo pode ser uma opção! Mas sempre com muros de contenção muito bem estruturados à sua volta.

Impossibilidade de escavação

Há lugares também onde não é possível realizar a escavação no solo. Por isso, a piscina elevada é uma alternativa que pode se tornar bastante atraente. Como em coberturas ou lajes, por exemplo.
Além disso, nesses casos a piscina de fibra acima do solo dá uma vista privilegiada que permite admirar a paisagem da melhor maneira possível devido à sua elevação. Sem falar que também pode dar aquela sensação indescritível de borda infinita!
Lembra, lá em cima, da imagem da piscina de fibra elevada diante da praia? Essa também é uma ideia super legal que dá a sensação de mais proximidade com o mar sem deixar que a água salgada invada a sua piscina!

Terreno com elevação

Às vezes o terreno da sua casa não é plano. Nessas situações a piscina de fibra acima do solo é também uma ótima alternativa. Como vemos na imagem a seguir.

piscinas de fibra acima do solo

Imagem: Shutterstock

Piscinas de fibra acima do solo como uma escolha decorativa

A piscina de fibra acima do solo é sem dúvida um diferencial na decoração do seu quintal. Decks modulares de madeira são bastante charmosos e sofisticados. Mas há outras opções que você pode escolher, como o próprio concreto, por exemplo, e que podem também deixar seu quintal com o ar bastante moderno.
Além disso, até agora só tivemos em mente as piscinas espaçosas, ideias para nadar e se divertir. Mas não podemos esquecer das piscinas menores, que podem se transformar no seu spa particular. Elas são ideais para relaxar e darão um toque bastante intimista para a decoração. Veja um exemplo na imagem a seguir.
piscinas de fibra acima do solo

Mas tem perigo da piscina de fibra rachar?

Não é porque a piscina será acima do solo que ela terá mais risco de rachar. A instalação feita cuidadosamente e com a estrutura adequada para comportar a sua piscina vai evitar que você tenha problemas.
Chegando até aqui, tenha em mente apenas o seguinte: escolha o modelo que combine mais com você e com a sua família. Além de, é claro, considerar aquilo que será mais confortável para o seu orçamento. Você está livre para escolher e decidir como a sua piscina de fibra vai ser. Consulte um especialista e decida pelo que for melhor para o espaço disponível na sua casa!