Piscina: construir ou comprar pronta

29 de março de 2019
Piscina: construir ou comprar pronta

Quando pensamos em construir ou comprar uma piscina pronta, a dúvida imediata é com a instalação. Qual dá mais trabalho? Qual tem um custo maior? Mas as vantagens e desvantagens dessa escolha são sentidas também com o tempo.
São 3 os tipos de piscina mais populares. Vamos compará-los!

Construir ou comprar pronta: Piscina de Concreto

Demora cerca de 3 a 6 meses para realizar a instalação de uma piscina de concreto. Isso é bastante tempo para se ter uma equipe destruindo, cavando e remexendo o seu quintal até que a piscina fique pronta. Portanto, serão 6 meses de dores de cabeça até que você possa desfrutar da sua compra. Afinal. a supervisão e o barulho serão constantes. A presença dos pedreiros e arquiteto também será constante em sua casa durante este período.
Além disso, se ao invés de comprar uma piscina pronta você decidir por construir uma de concreto, o preço inicial é bastante alto: de 18 mil a 20 mil reais. Tudo depende, é claro, do tamanho desejado, dos acabamentos e do formato. Então, o preço pode aumentar indefinidamente.
Mas será que, pelo menos, essa demora toda vale a pena depois da instalação?

Depois da instalação

  • Reparos: piscinas de concreto devem ser renovadas a cada 10-20 anos. Ou ainda menos, dependendo de como são mantidas. Além disso, um novo acabamento é geralmente necessário a cada 5-7 anos. Rejuntes podem se desgastar e a piscina deve ser esvaziada para reformá-los
  • Manutenção: produtos químicos e filtração são necessários para evitar as algas. Elas são bem mais comuns em piscinas de alvenaria por conta dos rejuntes entre os azulejos, que formam espaços perfeitos para a aglomeração e reprodução de colônias.
    Além disso, a alcalinidade do material da piscina reage à água, o que também aumenta o seu pH. Para você ter ideia, o tempo médio de manutenção para piscinas de concreto é de 4 a 5 horas por semana!
  • Uso de eletricidade: quanto mais filtração, maior será o uso de energia elétrica.

Como vantagem está a possibilidade de criar o design que você quiser. Com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro, pode-se inventar qualquer formato de piscina para realizar na alvenaria.

piscina construir ou comprar pronta

Imagem: Shutterstock

Construir ou comprar pronta: Piscina de Vinil

Assim como ao comprar uma piscina de concreto, a piscina de vinil não vem pronta, ela é construída no local. Portanto, sua instalação demora e causa tanta bagunça quanto a piscina de concreto, menos a parte dos azulejos.
A vantagem maior de se construir uma piscina de vinil é o preço que você irá pagar para isso: de 4 a 7 mil reais.

Depois da instalação

  • Reparos: o vinil da piscina deve ser trocado a cada 7 anos aproximadamente e custa cerca de 5 mil reais;
  • Manutenção: seu custo de manutenção é mais baixo do que com uma piscina de concreto,
  • Danos: o forro de vinil pode ser perfurado por animais de estimação e brinquedos, caso você receba crianças;

Construir ou comprar pronta: Fibra de Vidro

A escavação é inevitável em qualquer tipo de piscina dentro do solo, seja construída na hora ou comprada pronta. (A não ser que você prefira uma piscina de fibra acima do solo.)
De qualquer forma, desde o momento em que você realiza a compra até o momento em que você poderá desfrutar da sua piscina de fibra passarão apenas 3-5 semanas. Uma quantidade de tempo significativamente menor.
Mas o tempo de instalação mesmo é bem menor. Isso acontece porque a piscina de fibra é fabricada fora do local de instalação. Depois de transportar a piscina para o seu quintal, ela fica no chão e pronta para nadar em cerca de 2 dias. O que extenderá a demora será a construção do pátio e do deck, que leva aproximadamente outra semana ou duas.
Além disso, o custo inicial já é baixo: ele é cerca de 70% menor do que a piscina de concreto. Vai de 7 mil a 10 mil dependendo do tamanho escolhido.

piscina construir ou comprar pronta

Imagem: Shutterstock

Depois da instalação

  • Reparos: dura muitos anos e são raros os donos de uma piscina de fibra que precisam gastar dinheiro com reparos, mas quando acontece, lixar e passar uma camada de pintura protege e resolve o problema;
  • Manutenção: a superfície de uma piscina de fibra é lisa e não possui poros ou cavidades propícios para o crescimento de algas. Isso também diminui a quantidade de produtos químicos necessários para manter a piscina limpa;
  • Energia: assim como precisa de menos produtos químicos para ficar em seu estado ideal, o uso de eletricidade também é menor. Afinal, os filtros não precisam trabalhar tanto.

E aí, já dá para saber com clareza qual é a melhor opção: construir ou comprar uma piscina pronta?
Sempre vai depender de suas prioridades, se você quer um projeto exclusivíssimo e não se importa com o preço, o seu negócio pode ser a piscina de alvenaria. Se sua prioridade é ter uma piscina ótima, e sem gastar muito com instalação e manutenção, a pedida é a fibra de vidro.