Guia para iniciantes sobre como fazer a manutenção da sua piscina!

22 de janeiro de 2021
Guia para iniciantes sobre como fazer a manutenção da sua piscina!

Você não precisa ser um expert para realizar a manutenção da sua piscina! No começo pode parecer um grande desafio, mas a verdade é que com o tempo deixa de ser uma tarefa difícil. Mas para isso, precisamos começar, não concorda? Neste blog vamos conhecer as partes básicas de uma piscina, suas funções, assim como o que fazer para mantê-las limpas. Isso vai te ajudar a mantê-la em pleno funcionamento!

Conheça os componentes básicos de uma piscina

Toda piscina possui 4 componentes que precisam de cuidados regulares para que você possa manter tudo em ordem. São eles: a água da piscina, suas paredes internas, seu sistema de filtragem e seus skimmers.

Água da piscina

Pode parecer óbvio, mas é essencial manter a água da sua piscina limpa. Isso não só garante a saúde e o bem-estar de toda a sua família, como também evita reparos futuros custosos. Sabe por quê? Porque uma água de piscina que não recebe cuidados pode se tornar corrosiva e acabar danificando equipamentos e a própria estrutura da piscina!

Paredes da piscina

As paredes da piscina estão em contato constante com a água e com tudo que está nela. Por isso, manter essas superfícies em bom estado de conservação e livres de algas e sujeira em geral ajuda a manter a piscina sempre limpa e segura.

Sistema de filtragem

Água parada é sinônimo de sujeira. A água em movimento, por outro lado, é mais limpa e segura. Sendo assim, uma circulação adequada na piscina é a chave para ela ser um ambiente saudável.

A bomba é responsável por impulsionar a circulação da água. Isso permite que o filtro faça seu trabalho: o de filtrar as impurezas! Caso seu sistema de filtragem não funcione bem, os problemas serão inevitáveis e a manutenção da sua piscina será muito mais complicada do que precisava ser.

Skimmers

O skimmer é o equipamento encarregado de retirar as impurezas da camada superior da água onde há uma quantidade menor de cloro e, portanto, mais microrganismos!

Assim como o filtro, os skimmer retém sujeira. Então ambos precisam ser limpos com frequência!

Os 3 pontos básicos de toda manutenção de piscina adequada

Para a sua piscina receber um cuidado eficaz, é imprescindível levar em consideração 3 pontos: circulação, limpeza e química. Com base no que vimos acima, confira cada um deles em mais detalhes a seguir:

Circulação

A circulação da água é fundamental. Não é à toa que vimos o sistema de filtração como um de seus elementos básicos!

Uma piscina com boa circulação, raramente trará dor de cabeça, causando problemas como água turva ou infestação de algas. Por isso, é fundamental manter sua bomba e sistema de filtro funcionando todos os dias (durante pelo menos 6 horas), além, é claro, de estar sempre em boas condições!

Para saber tudo sobre filtros e bombas para piscina, confira nossos blogs dedicados ao assunto. Assim você pode ficar por dentro de tudo o que precisa para ter uma circulação perfeita para a sua piscina.

Limpeza

Com uma circulação apropriada, você torna a manutenção da sua piscina uma tarefa muito mais simples. Mas as piscinas sempre estão em contato com o ambiente exterior. Isso faz com que todo tipo de sujeira vá parar dentro dela, então retirá-la é mais do que importante para manter a água livre de microrganismos prejudiciais — afinal, só a circulação não consegue fazer isso sozinha.

Assim, você vai precisar se preocupar com algumas atividades que exigem ferramentas simples, mas específicas:

  • A peneira: para retirar folhas, gravetos, entre outros detritos sólidos e visíveis.
  • A escova: para realizar a escovação das paredes da piscina a fim de remover algas e outros tipos de sujeira.
  • O aspirador: para retirar impurezas que ficam no fundo da piscina.

Para uma manutenção eficiente, a piscina precisa ser limpa, escovada e aspirada pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, a água fica sem sujeira nenhuma e a limpeza das paredes também é conservada.

Química

A química é outro elemento essencial da manutenção da sua piscina e é por meio dela que garantimos que todas as substâncias presentes na água fiquem em equilíbrio. Isso é importante porque é esse equilíbrio que mantém os microrganismos que não podem ser vistos a olho nu fora do seu ambiente de lazer!

Por mais que o nome intimide um pouco, não há com o que se preocupar. A química básica da piscina não é algo difícil de se aprender. Você basicamente irá precisar de um estojo de testes para medir os químicos presentes na água e saber se necessitam de ajustes.

Confira nosso blog Água limpa e saudável: o que significa uma piscina com pH balanceado? e saiba tudo o que precisa para manter a química perfeita para a manutenção da sua piscina!

Com o passar do tempo, você com certeza encontrará desafios de manutenção específicos. Mas não tenha dúvidas de que sabendo o básico que exposto acima, você estará muito mais preparado. Então aproveite, leia cada item com cuidado, e visite também os demais blogs indicados para se inteirar com tudo que precisar!