Filtros para piscina: a primeira barreira contra a sujeira

12 de outubro de 2018
Filtros para piscina: a primeira barreira contra a sujeira

Você já se perguntou como funciona o filtro da sua piscina ou porque ele é tão essencial? Vamos conhecer mais sobre esse equipamento tão importante para a sua piscina e para você também!
Os filtros de piscina são equipamentos ligados à rede de encanamento. Como o próprio nome já diz, ele filtra a água, removendo impurezas da piscina. Os filtros capturam partículas grandes e pequenas e são a primeira barreira contra contaminantes.
São 2 os tipos mais comuns de filtro para piscina: filtros de areia e de cartucho. Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas quando usados corretamente, qualquer um deles fará um excelente trabalho em manter sua piscina limpa. Mas antes de conhecer um pouco mais cada um deles, vamos entender o sistema de filtração propriamente dito.

Como os filtros para piscina funcionam?

O sistema de circulação da sua piscina é formado pela bomba, pelo filtro e pelo motor.
A bomba executa o papel principal dentro do sistema de circulação ao fazer o trabalho mais pesado. É ela que puxa a água da piscina, passando-a através do skimmer e do dreno principal, encaminhando em seguida a água para passar pelo filtro e então retornar à piscina.
Quando a água é bombeada através do sistema de circulação, ela passa pelo filtro. Nesse momento a água se livra da sujeira e dos detritos, que ficam presos no interior do equipamento. Esse processo é repetido constantemente enquanto o sistema estiver ligado. O certo é deixá-lo funcionando de 8 a 10 horas por dia.

Tipos de filtros:

  • Filtros de areia: são os filtros mais antigos e mais utilizados. Eles são mais convenientes, econômicos e podem durar um longo tempo. Mas é preciso limpá-los com frequência. A filtração começa quando a água da piscina passa pelo tubo de entrada e é direcionada até o tanque. Quando ele for preenchido pela água, ela passa por um tipo de areia especial e os contaminantes que são grandes o suficiente para serem capturados são filtrados. Depois disso, a água retorna para a piscina;
  • Filtros de cartucho: a filtração é realizada através de cartuchos que se desgastam com o tempo e precisam ser substituídos a cada ano. Eles devem ser limpos semanalmente, mas a limpeza é feita com facilidade. Nesse caso, dentro do tanque, a água tem suas impurezas removidas por papel plissado ou poliéster.
filtro piscina

Imagem: Shutterstock

Importância do filtro da piscina

Colocando de maneira simples, uma piscina não pode ficar sem um filtro. Os filtros da piscina, como já vimos, tiram da água tanto a sujeira mais aparente quanto as partículas e contaminantes que são pequenos demais para serem visíveis a olho nu.
Essas partículas podem incluir microorganismos que causam doenças. Eles podem ter ido parar na sua piscina através de alguém infectado, ou por meio de suor, urina, saliva, partículas de alimentos, insetos, entre outras coisas. Além disso, o filtro da piscina também impede o crescimento de bactérias e algas.
Quem gostaria de nadar em uma piscina com todas essas coisas? Mas, mais do que a sua aparência, esses contaminantes também podem afetar a sua saúde. Diarreia, infecções gastrointestinais, na pele, nos olhos e respiratórias são apenas algumas das consequências. Além disso, de acordo com a revista Environmental Science and Technology o cloro, quando misturados ao suor e à urina, produz tricloramina e cianogênicos. Esses dois químicos são perigosos para a saúde humana!
A água da sua piscina está sempre sofrendo ações externas, então é inevitável que ela acumule essa sujeira (visível ou não) se não forem aplicadas as medidas necessárias. Então não esqueça de manter seu filtro sempre em boas condições. Além de tratar a água adequadamente, mantendo os níveis de cloro corretos e o pH sempre balanceado.

Como manter seu filtro em bom funcionamento

Não importa que tipo de filtro você use, a sua eficácia será afetada pela maneira como você cuida dele. As dicas a seguir servem para qualquer tipo de filtro de piscina:

  • Durante a primavera, o anel de vedação deve ser lubrificado;
  • Fita teflon deve ser utilizada em acessórios com rosca;
  • Todo final de verão, quando a piscina é mais usada, os materiais usados para a filtragem (areia ou cartucho) devem passar por uma limpeza completa;
  • Use válvulas de retenção entre as peças dos equipamentos da piscina.
filtro piscina

Imagem: Shutterstock

A nossa piscina deve ser fonte de diversão, relaxamento e alegria! Não uma fonte de doenças e problemas. É por isso que os filtros são uma parte essencial de qualquer piscina. Cuide bem dele!