Como funciona a bomba de piscina?

19 de Janeiro de 2018
Como funciona a bomba de piscina?

Para manter o bom funcionamento de uma piscina, diversos equipamentos são necessários, entre eles, a bomba. Uma de suas funções é garantir a circulação da água, contribuindo para a limpeza da piscina. A bomba também pode ser usada no sistema de aquecimento e funcionamento de acessórios. Neste blog, explicaremos melhor para você como funciona a bomba de piscina e seus principais componentes.

Importância e funções da bomba de piscina

como funciona bomba piscina

A sujeira que se acumula na piscina com o tempo pode acabar comprometendo a qualidade da água. Por isso, é necessário que essa água seja bombeada pelas tubulações até o filtro, onde as impurezas serão removidas. Depois desse processo, ela volta para a piscina, agora limpa e livre de sujeira.
Além de possibilitar o processo de filtragem, a bomba também desempenha um papel importante no aquecimento da piscina. Acessórios como as cascatas, por exemplo, também funcionam através da força gerada pela bomba.

As normas de recirculação e tratamento de água em piscinas

O sistema de recirculação e tratamento de água de uma piscina deve obedecer às condições estabelecidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A NBR 10339 normatiza as condições e critérios necessários ao funcionamento desse sistema. Tudo isso, para garantir a higiene e segurança de quem utiliza a piscina nos momentos de lazer.

As exigências estão relacionadas a fatores como o tempo máximo de recirculação, vazão do projeto, o método de saída e retorno da água, entre outros. Ainda segundo a norma, os materiais que compõem os equipamentos do sistema de recirculação e tratamento devem respeitar alguns requisitos. Eles não devem produzir efeitos tóxicos e nem transmitir cor, sabor ou odor para a água. Resistência à corrosão química também é imprescindível.

Cuidados necessários com a bomba

como funciona bomba piscina

Para garantir que a bomba continue funcionando de forma adequada, é preciso se atentar a alguns cuidados com sua manutenção. O ideal é que a cada 6 meses seja feita uma revisão técnica do equipamento. Algumas dicas podem te ajudar a manter o funcionamento da bomba sempre em dia:

– Ruídos estranhos ou vazamentos podem ser indícios de que a bomba está muito desgastada. Nesse caso, procure um técnico;

– Se você notar que a bomba está com uma temperatura elevada, desligue imediatamente o equipamento;

– Verifique regularmente os elementos de vedação da bomba;

– A bomba não deve operar sem água, isso pode danificar e prejudicar o seu funcionamento;

– Atente-se à vazão da bomba, que deve corresponder às necessidades do sistema de filtragem de cada piscina.

A bomba da Henrimar possui um motor com design compacto, apresentando menos ruído e mais resistência à corrosão. O modelo autoescorvante, construído em material termoplástico, possibilita uma vazão maior e mais segurança ao seu funcionamento.