Piscina gelada? 5 truques para esquentar antes do mergulho

14 de junho de 2019
Piscina gelada? 5 truques para esquentar antes do mergulho

A não ser que você já seja um atleta habituado, entrar em uma piscina gelada não é algo prazeroso. Mas não precisamos chegar ao extremo e deixar de utilizar nossas piscinas nas épocas mais frias do ano. Além disso, como já falamos em em outro de nossos posts, a água gelada faz muito bem para a sua saúde!
Então se prepare e se aqueça com a gente com esses 5 truques para usar sua piscina gelada mais confortavelmente.

1. Fazer aquecimento

É sempre importante lembrar da importância de se aquecer antes de fazer qualquer atividade física, mesmo que você vá apenas curtir na sua piscina gelada. O aquecimento evita lesões e demais desconfortos: ele causa o bombeamento maior do coração e consequentemente o aumento da circulação; assim os músculos ficam mais bem irrigados e mais bem protegidos contra lesões.
Mas aqui o aquecimento é importante também por aquecer os músculos e fazer com que seu coração trabalhe um pouco mais rápido para esquentar o seu organismo.
Antes disso, o corpo está em estado de repouso, o que significa que ele está mais “frio”. Você não pode tirar o seu corpo do estado de repouso de repente, especialmente se o ambiente já está frio, assim como a temperatura da água. Comece a aquecê-lo antes de se movimentar dentro d’água para que você fique mais bem preparado e confortável com a piscina gelada.

2. Roupas de neoprene

Conhece o neoprene? Esse é o nome comercial do material que compõe a maioria das roupas de mergulho. É um tipo de borracha que tem a capacidade de manter o nosso corpo mais aquecido ou, melhor dizendo, não deixa que o nosso calor escape. O neoprene mantém relativamente bem a sua temperatura corporal mesmo quando você se aventura na sua piscina gelada.
Colocando de outra forma, o neoprene vai te ajudar ao impedir que o seu corpo esfrie, fazendo com que a água fria não seja tão difícil de enfrentar. Então, se você não tem medo da sua piscina mesmo no inverno essa é uma das melhores soluções.

piscina gelada

Imagem: Shutterstock

3. Toucas de natação

As toucas de natação são um ótimo acompanhamento para a roupa de neoprene. Principalmente para você que treina. O ideal é que dobre o número de toucas: use duas em piscinas geladas. Como já vimos, esses materiais impedem que o calor escape, então as toucas irão impedir que o calor escape pela sua cabeça.
Além disso, se a sua intenção é se exercitar, a água gelada é ainda melhor para queimar calorias do que a água em temperatura normal. O nosso corpo precisa combater o frio externo e manter-se sempre aquecido. Ao fazer isso você gasta mais energia e emagrece mais facilmente.

4. Banhos frios

Não existe forma mais simples de enfrentar a sua piscina gelada do que já estar acostumado com a água em temperaturas baixas. Pode parecer uma péssima ideia para muitos, mas o que você precisa fazer é tomar banhos frios. Encare como uma espécie de treinamento e, de brinde, você ainda economiza água e energia, já que temos certeza de que seus banhos vão ser bem mais curtos e a água não estará quente!
Já comece a tomar banhos de água fria antes da água da sua piscina ficar gelada, assim você se familiariza. Quando chegar a hora de mergulhar, seu corpo já estará pronto e o choque na água (tanto físico quanto psicológico) não terão tanto peso sobre você.

5. Procure horários mais quentes

A dica mais simples é entrar na piscina gelada em horários e dias mais quentes. O horário do almoço ou durante a tarde são ótimos para esse propósito, ajudando o seu corpo a ter uma sensação térmica um pouco maior.

piscina gelada

Imagem: Shutterstock

Lembre-se que sempre há a opção de adquirir um aquecedorcapa térmica. É uma opção barata que impede que o calor escape, mantendo assim a sua piscina mais confortável para você!