Eles não têm medo da água gelada! E você?

17 de agosto de 2018
Eles não têm medo da água gelada! E você?

Nessa época do ano poucos são os corajosos que se aventuram e mergulham na água gelada da piscina. Outros programas ficam bem mais atrativos. A piscina passa a ser valorizada pelo seu visual, mais do que qualquer outra coisa. E aqui no Brasil nós nem ao menos temos neve… Ou pelo menos, quase não temos. A questão é que não estamos acostumados. Então entrar na água gelada no inverno não passa pela cabeça de muitas pessoas.
Porém existe, pelo mundo afora, pessoas que gostam de nadar em água gelada. Mas estamos falando de gelada mesmo!
O tipo de água que foi preciso abrir um buraco no gelo para poder chegar até lá. Muito provavelmente você deve estar achando que essas pessoas são loucas. E, de fato, isso requer certa determinação… Que tal conhecer alguns desses corajosos um pouco melhor?

Mergulhando na água gelada: clube de idosos da República Checa

Nadar em água gelada na Europa não é algo assim tão incomum. Mais de 40 países são filiados à Associação Internacional de Nado no Gelo (International Ice Swimming Association). Portanto, é um esporte que vem se tornado cada vez mais popular.
Vamos conhecer o caso da República Checa. Nesse país nadar durante o inverno não é motivo para surpresa. Centenas fazem isso. Se você passar pelo rio Labe, na República Checa, durante o auge do inverno, muito provavelmente vai ter a visão surreal de pessoas nadando por lá.
Existem vários clubes de nado pelo país. Mas vamos falar um pouco dos idosos que buscam ser mais saudáveis através da água gelada! Jitka Tauferova, de 76 anos, faz parte do clube que reúne pessoas da maior idade para nadar nas águas congelantes. Ela diz não ficar doente desde que começou a prática:
“A última vez que tive gripe foi há 25 anos”, disse Jitka ao jornal TIME. “Minha dor nas costas desapareceu. A melhor circulação sanguínea melhora a cicatrização de ossos quebrados e meu coração é como um martelo. Eu me sinto ótima.”
Todos eles dizem ter melhoras na saúde e já não vivem mais sem o esporte. É fácil notar o entusiasmo observando a imagem a seguir. É assim que o grupo costuma finalizar seus encontros: rolando, literalmente, na neve!

água gelada

Imagem: TIME


Não podemos esquecer que, realmente, a natação é um esporte que trás muitos benefícios à saúde. E parece que quando isso é feito na água gelada é ainda melhor!

Mergulhando na água gelada: Finlândia

No inverno, a temperatura na Finlândia pode chegar a 35 graus negativos. Hoje, o país conta com vários lugares que oferecem mergulho na água gelada, junto com outras opções mais convencionais de banho e spa. Em outras palavras, nesse caso as pessoas não só fazem isso por vontade própria. Como também pagam por isso.

água gelada

Imagem: Shutterstock


Na Lapónia (Finlândia) é comum começar o dia assim. Um mergulho refrescante antes de ir para o trabalho! Eles dizem que a diferença é incrível. A água gelada te energiza e pode te manter assim pelo resto do dia.
A natação no gelo costumava ser na Finlândia algo para os mais velhos. Mas agora também está atraindo a atenção dos jovens.

Mergulhando na água gelada: Ella Chole

Ella, uma escritora e mergulhadora britânica, possui uma conta no instagram com várias fotos de seus mergulhos em várias estações do ano. Inclusive no inverno. Não demora muito até a gente encontrar uma foto de uma Ella sorridente, com um gorro de frio, dentro de um lago, lado a lado com o gelo acumulado por causa da neve. Na legenda da imagem ela jura estar sorrindo e não fazendo uma careta!
Durante todo o mês de dezembro a escritora encara esse desafio. No meio do mês ela diz já não notar o frio. Na verdade, Ella afirma que a sensação é bastante viciante!

O segredo da água gelada

Existem evidências que mostram que nadar na água gelada revigora o corpo de uma maneira única!
O nado em água gelada proporciona:

  • Aumento de adrenalina;
  • Tratamento para a depressão;
  • Libera endorfina (aumenta o bem estar e diminui o estresse);
  • Melhora a circulação;
  • Aumenta a energia;
  • Melhora para dores crônicas;
  • Queima de mais calorias do que a natação em temperatura normal.

Mas tome cuidado!

Não estamos dizendo para você viajar para um lugar que ofereça temperaturas abaixo de zero e mergulhe na água gelada à vontade. Essa atividade não é algo que deve ser feito de uma hora para outra. Nessas condições extremas, isso requer preparo. É algo a que você se acostuma ao poucos, para, só então encarar as temperaturas realmente baixas. Afinal, a água gelada demais oferece riscos à saúde! Principalmente para pessoas com problemas no coração.

água gelada

Imagem: Shutterstock


E então… vai continuar evitando a sua piscina nas temperaturas mais baixas do inverno? Tem muita gente por aí que encara o desafio e provou dos benefícios que a água gelada pode trazer. Não tem mais desculpa! Sabemos que a piscina é um lindo item de decoração. Mas ela pode e deve ser bem mais que isso no inverno também!
Porém, também temos dicas para aqueles que não querem encarar a água gelada de jeito nenhum. Confira outras maneiras de aproveitar sua piscina no frio.