Aquecedor para piscinas: os tipos e benefícios de cada um

7 de junho de 2019
Aquecedor para piscinas: os tipos e benefícios de cada um

O inverno está chegando e você pode estar pensando em investir em um aquecedor para a sua piscina. Mas, como é bastante comum hoje em dia, existem diversas opções no mercado. Então, ficar em dúvida sobre qual equipamento adquirir é bastante comum.
Para continuar usando a sua piscina, mesmo no inverno, o aquecedor é a escolha mais confortável. Mas também exige investimento. Portanto, para tornar o processo de escolha mais fácil para você, vamos falar neste post sobre os principais tipos de aquecedores para piscinas e seus respectivos benefícios!

Aquecedor a gás para piscinas

Esses aquecedores fazem uso de gás, como o próprio nome já indica, para aumentar a temperatura da água. Há no entanto dois tipos de gases distintos e a escolha dependerá muito do local onde você vive, já que muitos lugares não possuem distribuição de gás natural (GN). O gás natural é aquele do tipo encanado. A outra opção é o gás liquefeito de petróleo (GLP). Muito mais comuns: o GLP é o gás utilizado nos botijões de gás presentes nas cozinhas.
Os aquecedores a gás são também conhecidos como aquecedores de passagem, por seu sistema funcionar com base em um mecanismo de passagem. A água retirada da piscina passa por um duto e, logo em seguida, é transferida para dutos menores localizados ao redor da câmara de combustão. É nesse momento que a água é aquecida pelo gás que alimenta a chama do equipamento. Depois de ter a temperatura aumentada, a água retorna para a piscina na temperatura ideal.

Benefícios

Aquecedores de gás são muito eficientes e aquecem a piscina com bastante rapidez. Logo, eles não precisam estar em funcionamento constantemente. Isso poupa gás, além de fazer com que o equipamento seja mais durável. Porque, geralmente, poucos reparos serão exigidos desse tipo de aquecedor, já que problemas com desgastes e rompimentos são mais raros do que com outros modelos.

Aquecedor solar para piscinas

Aproveitar a energia solar para gerar energia sustentável tem um espaço cada vez maior no mercado brasileiro (e mundial). E, além de contribuir para o bem da natureza, esse sistema também possui a vantagem de gerar muita energia ao mesmo tempo em que possui um custo muito baixo.
No caso dos aquecedores solares para piscinas, são instalados coletores solares que ficam encarregados de conservar o calor vindo do sol, transmitindo-o em seguida para a água da piscina. Diferente do aquecimento para a casa, o da piscina não necessita de um reservatório, onde a água aquecida seria armazenada. A própria piscina cumpre esse papel. Além disso, os coletores também são diferentes: são abertos e feitos de poliuretano.

Benefícios

Esse é, sem dúvida, a melhor opção entre os aquecedores. Como já mencionamos acima o custo do aquecedor solar para piscina é muito baixo, na verdade quase não há qualquer custo mensalmente. Além disso, eles exigem pouca manutenção!
Em contrapartida, é preciso ficar atento ao seu valor imediato. A aquisição de um aquecedor solar pode ser bem cara. Então, faça uma boa pesquisa antes de adquirir o equipamento. Atualmente existem muitos modelos com preços mais acessíveis disponíveis.

Aquecedor elétrico para piscinas

O aquecedor para piscina elétrico já foi o mais utilizado no Brasil. De qualquer forma, ainda que a procura não seja tanta, ainda existem muitos modelos no mercado.
O sistema de funcionamento desse aquecedor é bastante semelhante ao aquecedor a gás para piscina: utiliza-se do mesmo método de passagem. A única diferença é que a fonte de energia é a eletricidade e não o gás. É bem semelhante ao que o chuveiro elétrico faz. A resistência recebe a energia e a transforma em energia térmica, aplicando-a à água logo em seguida.

Benefícios

A vantagem imediata do aquecedor de piscina elétrico é o seu custo de aquisição e instalação consideravelmente mais baixos do que as outras opções vistas acima. Mas como usa um sistema bastante parecido com o do chuveiro elétrico, logo o seu consumo de energia mensal também é bastante alto.
Por essa razão, nós recomendamos que adquira esse tipo de aquecedor apenas se você possuir uma piscina pequena ou se você morar em uma região onde a precisão por água aquecida não seja algo frequente.
Além disso, outro ponto positivo desse equipamento é que, ainda que possua um processo um tanto lento de aumento de temperatura, ele é muito bom em oferecer um aquecimento consistente. Você não precisa se preocupar com a falta de gás ou com o excesso de dias nublados e que não ofereçam calor.

aquecedor para piscinas

Imagem: Shutterstock

Então, já decidiu qual dos aquecedores vai escolher para a sua piscina? Não deixe de aproveitá-la só porque é inverno! Mergulhe em tempos mais frios sem sofrimento!