Como a decoração da área externa influencia a água da piscina

28 de agosto de 2020
Como a decoração da área externa influencia a água da piscina

A água da piscina é altamente influenciada pela a área externa onde ela está instalada. Uma vez que a piscina está sempre em contato com o seu ambiente exterior e acaba sendo modificada por ele. Por isso, se você está tendo muito trabalho com a manutenção, pode ter algumas razões por trás disso.
Neste blog, vamos descobrir se a sua área externa está ou não afetando a água da sua piscina mais do que deveria. Acompanhe:

A área externa e a exposição ao sol

Colocar cloro na água da piscina é um processo frequente e indispensável de manutenção. Mas você sabia que a quantidade necessária irá variar dependendo de quanta exposição ao sol a água da sua piscina recebe?

Primeiro de tudo, o cloro é fundamental para manter a água limpa. Sem ele, as algas e bactérias teriam as condições perfeitas para se proliferarem. Então, caso coloque a substância em quantidade menor que a necessária, a água vai ficar suja rapidamente. Contudo, se você adicionar cloro demais, é perigoso para a saúde dos banhistas.

O segredo é o equilíbrio. E para chegar a esse equilíbrio, é preciso levar em conta alguns fatores, como a incidência de luz solar. Vamos te explicar por quê.

Existem dois tipos de cloro: o livre e o combinado. O cloro livre é aquele que ainda está disponível para realizar a limpeza da água, enquanto o combinado é aquele que já está em combate contra as bactérias e algas.

O problema é que a quantidade de cloro livre não diminui apenas quando ele se transforma em combinado ao atacar os microrganismos. Isso também acontece durante o seu contato com a luz solar, que o transforma em gás, lançando-o na atmosfera. Ou seja, se a piscina perder todo esse cloro livre, ela ficará vulnerável.

Assim, deixar sua piscina ser atingida pelo sol é bom para tornar a temperatura mais agradável, mas é preciso ficar de olho! Quanto menos a área externa proporciona sombra, mais você terá que monitorar os níveis de cloro para evitar que a água fique vulnerável.

Exposição ao vento

O contato do vento com a superfície da sua piscina é um dos determinantes para que a água evapore mais rapidamente. Então, se você mora em uma região que venta muito, o ideal é instalar algum tipo de barreira contra o vento na sua área externa. Como árvores ou cercas altas. Assim, não será preciso recolocar água na piscina constantemente.

Essas barreiras devem ter altura e ser próximas o suficiente da piscina para que não se crie turbulência sobre a água. O que causaria também a evaporação. Além disso, como dissemos anteriormente, um pouco de sol sobre a piscina é bom para aquecer a água, por isso, tome cuidado para que a barreira não a esconda totalmente do sol.

O jardim da sua área externa

Tome cuidado ao selecionar as árvores e plantas que colocará na sua área externa. Ainda que as árvores sejam perfeitas para fazer sombra e para deixar os momentos na piscina ainda mais relaxantes, se você não escolher o tipo certo, vai acabar tendo dor de cabeça no futuro.

As árvores não influenciam apenas na decoração, mas tem tudo a ver com a manutenção da sua piscina. Árvores frutíferas e de folhas pequenas deixam a razão para isso bem clara. Com elas, a água vai ficar suja facilmente e será necessário trocá-la e tratá-la com uma frequência muito maior.

Para saber quais tipos de plantas são as melhores para colocar na sua área externa com piscina, visite nosso blog sobre o assunto!

Lembre-se: fazer com que sua piscina e a área externa ao redor dela tenham uma boa relação é possível e importante!