Quais são os tipos de cloro? Qual é o melhor?

3 de abril de 2020
Quais são os tipos de cloro? Qual é o melhor?

Quem possui piscina em casa sabe que precisa assumir um compromisso com a limpeza e qualidade da água. Visto que uma manutenção regular é a certeza de poder curtir sua piscina de maneira totalmente despreocupada. Ninguém quer levar nenhum susto por causa de contaminação, não é mesmo? Por isso, nessas horas, o cloro torna-se nosso amigo indispensável. No entanto, você já deve ter percebido que no mercado existem vários tipos de cloro. E aí paira a dúvida: qual o melhor? Neste blog vamos te mostrar qual produto mais aconselhável de acordo com alguns fatores. Acompanhe:

Sabemos que o cloro possui como principal função eliminar bactérias e fungos existentes na água da piscina. Que, por sua vez, podem afetar a nossa saúde. É importante destacar que ele deve ser utilizado de acordo com as informações do fabricante. Isto é, para cumprir efetivamente o seu papel, não pode ser utilizado nem em proporções maiores ou menores que o recomendado. Visto que o cloro em baixas quantidades não cumpre com o seu objetivo de desinfetar. E em excesso, pode ser prejudicial à pele e aos olhos dos banhistas. Sendo assim, atente-se com isso!

Como escolher o cloro mais adequado?

Chegamos à parte crucial de nosso conteúdo. É preciso frisar o seguinte: o melhor tipo de cloro para a sua piscina deve ser definido a partir de algumas considerações. Vamos, então, a elas:

  • Duração do produto: um dos grandes critérios a se atentar antes de escolher o melhor tipo de cloro, é o quanto a sua piscina fica exposta ao sol. Já que existem determinados tipos de cloro que não desempenham eficazmente a sua função quando expostos à luz solar. Em outras palavras, podemos dizer que, se a sua piscina é constantemente utilizada, o mais recomendado é aderir a cloros com alto teor ativo. Podemos citar, por exemplo, o tricloro ou dicloro. Assim, você não precisará realizar mais aplicações para manter a piscina sempre em dia. E, por conta disso, não acabará gastando mais que o necessário. Em contrapartida, se você possui cobertura para piscina ou não a utiliza com frequência, dentro dos meses de frio ou pouco sol, os cloros com baixo teor ativo podem já ser suficientes. Podemos mencionar o hipoclorito de cálcio, hipoclorito de sódio ou cloro gás.

Outro fator que você pode considerar antes de comprar o melhor tipo de cloro é sobre o seu poder de multiuso. Ou seja, existem produtos que poderão te proporcionar mais agilidade e também economia! Tendo em vista que existem marcas que, além de contribuírem para a prevenção de microrganismos, ajudam a estabilizar o pH e a alcalinidade da água. Não é uma excelente opção?

Que tipos de cloro eu encontro no mercado?

Os cloros podem ser divididos em alguns grupos. Podendo ser orgânico ou inorgânico, comum ou estabilizado. O cloro orgânico é composto por cadeia de carbono. Eles são, justamente, o tipo ideal de cloro para piscinas ao ar livre. Devido a sua proteção mais longa. Já os inorgânicos, não possuem cadeia de carbono em sua composição, mas sim ferro e zinco. Eles, por outro lado, são menos resistentes à luz solar. Quanto ao cloro estabilizado, sua principal característica é a eficácia. Pois são significativamente resistentes à evaporação. Trazendo, portanto, equilíbrio químico a sua piscina por muito mais tempo. O cloro comum, por sua vez, não possui nenhum atrativo considerável. Sua função em proteger a piscina já é desconsiderada após 3h da aplicação.

Você encontrará cloro para venda no mercado em formato líquido, granulado, flutuante ou mesmo em . O líquido, como é de se supor, tem fácil dissolução e baixo investimento. Entretanto, seu teor de cloro ativo é baixo. O granulado, geralmente o mais comprado, necessita ser dissolvido antes de aplicado na água. Mas sua aplicabilidade é bem satisfatória. O mesmo pode se dizer sobre o cloro em pó. E, sem sombra de dúvida, os flutuantes são os que desempenharão seu papel com maior eficácia.

Conseguiu perceber que haverá um tipo de cloro ideal para a sua piscina de acordo com alguns fatores? Isso mesmo! Os diversos tipos de cloro existentes são para atender a sua necessidade. Por isso, fique por dentro e escolha o melhor produto para manter a piscina sempre bem tratada!

Inclusive, não é só de cloro que uma piscina límpida e de qualidade se mantém! Você sabe disso, certo? Existem outros produtos e equipamentos que facilitarão na manutenção dela! Temos certeza que você encontrará tudo o que precisar na Henrimar! A excelência de nossos produtos te surpreenderá. Entre em contato conosco e confira!