Tratamento de supercloração: por que e como fazer

30 de outubro de 2020
Tratamento de supercloração: por que e como fazer

Costumamos recorrer ao tratamento de supercloração quando a água de uma piscina não recebe tratamento já há bastante tempo. Ou quando a infestação de algas se tornou um problema grande demais. E que não conseguimos resolver de outra maneira.

O processo também é conhecido por tratamento de choque. E é essa mesmo a intenção: chocar a piscina com uma quantidade de cloro bem maior do que a colocada normalmente. Por essa razão, o método é indicado apenas em casos específicos. Isto é, não deve ser usado sistematicamente.

Confira a seguir como realizar a supercloração:

Como realizar o tratamento de supercloração?

Antes de iniciar o tratamento de supercloração, você precisa verificar os níveis de pH e de alcalinidade da sua piscina. O pH precisa estar entre 7,0 e 7,4. Quanto à alcalinidade, é necessário que ela esteja entre 80 e 120 ppm.

Caso você ainda não saiba como ajustar os químicos da sua piscina, nós temos um blog dedicado a isso, então dê uma olhada nele clicando aqui!

Pronto, tendo cumprido essa etapa, você pode começar a supercloração. Mas lembre-se de uma coisa: junto das instruções que daremos a seguir, siga também as instruções dos fabricantes dos produtos que serão utilizados! Tanto do cloro como do decantador.

O cloro

Agora, para realizar a supercloração, descubra a quantidade em metros cúbicos de água da sua piscina. Porque é necessário diluir 14 gramas de Cloro Granulado para cada metro cúbico de água presente nela. Para isso, utilize um balde com água. Assim você pode diluir o cloro e depois espalhar a mistura sobre a superfície da água.

Ao fazer isso, se certifique de deixar o filtro ligado na função recircular. Depois disso, espere até o cloro agir. Isso demora cerca de 10 minutos.

O decantador

Em seguida, é necessário dissolver também o decantador em um pouco de água e também jogá-lo pela superfície da água (sem mexer no filtro).

Agora o tempo que você deve esperar é um pouco maior: 12 horas. O decantador é um produto utilizado para tratar a água da piscina e tem a função de reunir as pequenas partículas de sujeira dela, de modo a acumulá-las no fundo. Isso torna bem mais fácil de realizar a limpeza. Mas o decantador leva a metade de um dia para fazer isso. Então tenha um pouco de paciência.

Passada as 12 horas, utilize um aspirador para remover a sujeira acumulada.

Durante todo esse tempo, a supercloração está agindo. Não podemos esquecer que o nível de cloro da piscina não está adequado para o banho. Para isso ele deve estar entre 1 e 3 ppm. Logo, não entre na piscina antes disso!

Para entender um pouco melhor como o cloro age na sua piscina, e assim conhecer também a respeito dos seus níveis, basta conferir o blog Cloro para piscina: entendendo o rótulo!

Viu como é fácil realizar o processo de supercloração? Se estiver com dúvidas ou inseguro para fazer o tratamento, o melhor é sempre contar com um profissional! Afinal, o processo envolve substâncias químicas, então é sempre importante priorizar nossa segurança e bem-estar!