Limpando o piso ao redor da piscina: mantenha a limpeza e a aparência

24 de agosto de 2018
Limpando o piso ao redor da piscina: mantenha a limpeza e a aparência

Quando pensamos na limpeza de uma piscina não costumamos nos deter muito na parte externa. A gente se preocupa mesmo é com a parte de dentro. Mas saiba que a limpeza do piso ao redor da piscina exige também seus cuidados. Afinal, a água da piscina pode facilmente ficar contaminada se você não tiver a devida atenção. Além disso, essa é uma parte de grande visibilidade no seu quintal. Você não vai querer negligenciar a limpeza do piso, não é mesmo? Vamos te ensinar a fazer isso de um jeito confiável e mais seguro!

Limpeza de piso: produza seu próprio produto de limpeza

Com esse método você vai precisar de um balde grande, água morna e um pouco de alvejante suave. Uma tampinha deve ser o suficiente, dependendo da potência do produto. A seguir, misture bem e aplique sobre a superfície para a limpeza do piso. Use um esfregão e vá colocando dos poucos, tomando cuidado para a mistura não cair dentro da piscina. Um pouco não tem problema. Mas uma quantidade maior pode comprometer a água.
Uma outra alternativa (mais ecológica) é misturar a água morna com sabão desengordurante suave. A quantidade também é pequena. A cada litro de água, por exemplo, use 100 ml de sabão. Você pode colocar mais sabão caso perceba que a solução está muito fraca.
Depois de aplicado o produto, esfregue bem com um esfregão ou vassoura de cerdas duras. É possível que você encontre sujeiras mais teimosas. Mas é só aplicar um pouco mais de força e vontade. Esfregue até ficar satisfeito com a limpeza do piso.
Para retirar o produto basta jogar água. Mas essa etapa é mais delicada. Tendo em vista a facilidade que a água vai ter para cair dentro da piscina. Então seja cuidadoso.
Caso haja manchas que não saiam de jeito nenhum, você pode precisar de um produto de limpeza mais pesado, como o fosfato trissódico. Coloque luvas de borracha e uma máscara de respiração, mesmo se estiver ao ar livre. Em seguida, misture 1/4 xícara de fosfato trissódico para cada litro de água do seu balde. Para manchas especialmente difíceis misture até 1/2 xícara.

Limpeza de piso: lavagem de alta pressão

limpeza de piso

Imagem: Shutterstock


A lavagem com pressão é uma ótima maneira de deixar o piso ao redor da piscina brilhando sem desperdiçar muito tempo. Usando esse método, além de fazer a limpeza, você também pode remover ervas daninhas e defeitos muito mais rápido. Ao contrário do que aconteceria com a remoção manual.
Fazemos essa lavagem depois de colocado o produto químico para a limpeza do piso. Só que ele também ajuda na limpeza. Você não vai precisar esfregar tanto. Além disso a quantidade de produto químico necessária é menor. No caso, os produtos mais pesados não são necessários. Então evita a contaminação da água.
Esse tipo de lavagem é muito simples e qualquer um pode fazer.