PH da água da piscina: qual sua importância, por que ele deve ser medido e como fazer isso da forma correta.

8 de maio de 2017
PH da água da piscina: qual sua importância, por que ele deve ser medido e como fazer isso da forma correta.

Muito se fala em deixar o pH da água da piscina equilibrado para manter a saúde dela em dia. Mas, mesmo sendo um processo simples, muitas pessoas não sabem o que é, de fato, esse fator medidor.

O pH influencia quase todas as reações químicas que ocorrem em uma piscina. PH é a abreviação de Potencial Hidrogeniônico, ou seja, a quantidade de íon hidrogênio concentrada e presente na água. Assim, quanto mais hidrogênio na água, mais ácida ela é, ou seja, mais alto é o seu pH.

Como funciona a escala do pH?

A escala de medição de pH vai de 0 a 14. Contudo, quando se trata de medir a pH da água da piscina, os kits analisam o pH numa faixa que vai de 6,4 a 8,6. Isto é o suficiente para mostrar se água está com o pH alterado ou não – pois o pH neutro gira em torno de 7.

Para quem quer aproveitar a piscina sem estresse, o recomendado é manter o pH entre 7,2 e 7,6. Quanto mais baixo o pH, mais ácida a água, isso causa incômodo e pode até chegar a irritar os olhos e as mucosas. Alguns produtos químicos também funcionam melhor de acordo com determinado pH. Por exemplo, clarificantes funcionam melhor com pH básico (acima do 7), já produtos como o cloro, são mais eficientes em águas que apresentam o pH ácido (abaixo de 7).

Como medir o pH da água da piscina Henrimar?

O meio mais eficiente de medir a alcalinidade da água da sua piscina é através do estojo de testes Henrimar. Ele deve ser usado pelo menos uma vez a cada 15 dias da seguinte maneira:

  • O estojo deve ser lavado com a própria água da piscina;
  • Em seguida, deve-se coletar a água da piscina a, ao menos, 30cm de profundidade;
  • A água coletada deve ser colocada no tubo indicado e nela deve-se adicionar cinco gotas da Solução 2 agitando em seguida;
  • Após esse procedimento, é necessário adicionar algumas gotas da Solução 1 e agitar o tubo até obter uma coloração rosada ou amarelada;
  • Por fim, é necessário verificar na tabela contida no estojo, quantas gotas foram necessárias para saber como está o pH da água e assim, fazer o tratamento correto.

A Henrimar preza pelo cuidado da sua família e da sua piscina. Por isso, trabalha com os melhores produtos para garantir maior saúde e diversão para todos. Conheça a Henrimar e coloque hoje mesmo mais piscina em sua vida!