Hidroginástica em casa: exercícios para tonificar o corpo!

15 de setembro de 2017
Hidroginástica em casa: exercícios para tonificar o corpo!

Os exercícios praticados dentro da água trazem inúmeros benefícios para a saúde. Eles são indicados para todas as idades e têm como principal vantagem a ausência do impacto das atividades no solo, o que ajuda a preservar as articulações e também a definir os músculos trabalhados. No blog de hoje, você vai descobrir as vantagens de praticar hidroginástica em casa e quais são os cuidados necessários durante essa prática.

<h2>A hidroginástica em casa proporciona uma sensação de bem-estar físico e mental! </h2>

Os exercícios aquáticos continuam sendo a melhor opção para quem pretende ganhar mais  força muscular e resistência física. Eles ajudam a equilibrar a saúde do corpo e sua lista de benefícios é quase que infinita. Ainda que o ideal seja ter o acompanhamento de um profissional durante os exercícios, é possível realizar alguns movimentos aí mesmo na piscina da sua casa.

Primeiro, VAMOS AQUECER!

Mesmo na água, o aquecimento do corpo é fundamental! Ele irá preparar suas articulações para os exercícios e ajudará a aumentar o metabolismo, já colocando seu corpo em ritmo de treino. O ideal é que você alongue os grupos musculares que irão ser trabalhados, como braços e pernas, por exemplo.

Aposte nos acessórios!

Alguns acessórios básicos são indispensáveis para quem deseja praticar hidroginástica em casa. A boia espaguete e os halteres, são um exemplo. Esses equipamentos darão maior suporte para a sua flutuação, no caso da boia, e irão aumentar a intensidade do exercícios na água.

DICA: Se você não possui os halteres em casa, garrafinhas plásticas com um pouco de água fazem o mesmo efeito! Ajustando a quantidade de ar dentro da garrafa, você consegue diferentes níveis de flutuação e pode variar a intensidade dos exercícios.

Hora de cair na piscina e SE EXERCITAR!

Quase todos os exercícios realizados no solo podem ser adaptados para a água e, com o verão batendo na porta, nada melhor do que poder cair dentro da sua piscina e, de quebra, se exercitar.

Confira alguns exercícios de hidroginástica que você pode fazer em casa:

  • ABDOMINAIS – Coloque a bóia macarrão debaixo das axilas e mantenhas as pernas semi-flexionadas, de modo que você fique “sentado”. Então, eleve as coxas em direção ao peito e volte à posição inicial. Caso você não tenha o macarrão, pode usar a borda da piscina como apoio.
  • ELEVAÇÃO LATERAL – Para trabalhar os membros superiores, coloque-se de pé, segure os halteres (ou as garrafinhas) com os braços estendidos ao lado dos quadris. Eleve os braços lateralmente até a altura dos ombros e, em seguida, abaixe os halteres de volta para os quadris. A força deve ser colocada na subida e na descida dos braços.
  • CORRIDA LENTA – Esse é moleza! Com o corpo parado, basta realizar o movimento de corrida de maneira lenta. O ideal é fazer de 2 a 5 minutos.
  • POLICHINELO – A ideia é a mesma do solo: na posição vertical, abra e feche as pernas e os braços, mantendo os joelhos estendidos. Se você quiser aumentar a dificuldade, pode tentar fazê-lo em suspensão, ou seja, sem deixar os pés tocarem no chão e com o auxílio de um colete flutuador.
  • ROSCA SIMULTÂNEA – Também de pé, segure os halteres com os braços estendidos ao lado dos quadris. Em seguida, flexione os cotovelos e eleve os halteres até a altura dos ombros (de forma que eles fiquem na parte frontal do corpo) e depois abaixe os halteres de volta para os quadris.
  • TUFÃO – Corra dentro da piscina fazendo um círculo, até criar correnteza. Então pare a corrida e corra contra a correnteza que você criou.

Você pode criar sua própria rotina em casa!

Mas, se você estiver começando, vá devagar. Faça 3 séries de 15 a 20 repetições, com 20 segundos de intervalo entre as séries. Vá aumentando gradualmente, de acordo com a sua resistência e os limites do seu corpo.

Lembre-se que nada substitui o acompanhamento de um profissional da área para garantir que os movimentos sejam executados corretamente.

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