Mantendo a saúde: exercícios para fazer na piscina com boias espaguete

24 de julho de 2020
Mantendo a saúde: exercícios para fazer na piscina com boias espaguete

Não é de hoje que fazer exercícios na piscina é uma das atividades mais recomendadas para cuidar da saúde. E melhor ainda: para todas as idades. Então, se temos uma piscina na nossa casa, não poderíamos ter uma oportunidade melhor para manter nosso bem-estar em dia. Sabendo disso, nós preparamos um blog com alguns exercícios de resistência usando apenas uma boia espaguete. Ou seja: é uma opção diferente que nos permite fazer mais do que a conhecida natação (também super indicada!).

Seja no verão ou no inverno, um treino fazendo uso dessas boias ajuda muito a manter a forma. Separe de 30 a 60 minutos em 2-3 dias durante a semana e você vai notar a diferença!

1. Exercício de puxar e empurrar

Este primeiro exercício para fazer na sua piscina é bastante simples. Ele é voltado para a parte superior do corpo, mas também pode ser adaptado para treinar os músculos do corpo inteiro.

Na sua piscina, vá até um local onde a água bata na altura do peito – ou você pode simplesmente ficar em posição de agachamento. Feito isso, basta segurar a boia de espaguete com as duas mãos abaixo da superfície da água, mantendo-as sempre submersas. Em seguida é necessário empurrar a boia para baixo até que os braços estejam totalmente esticados. Depois disso é só puxar e realizar repetições de acordo com a sua capacidade muscular.

Caso prefira treinar o corpo inteiro, você só precisa fazer o mesmo exercício enquanto caminha pela piscina.

2. Paralela abdominal dentro d’água

Este exercício só pode ser feito em piscinas com águas mais profundas. Para fazê-lo, coloque a boia de espaguete abaixo dos braços a partir das costas, como se estivesse colocando uma mochila. Isso garantirá a estabilidade necessária.

Depois de estabilizar o corpo, você precisa esticar as pernas, a ponto de deixar os pés também estendidos com os dedos apontados para baixo. É por isso que é necessário bastante profundidade. Com isso, você poderá levantar os joelhos na direção do peito. O máximo que puder. Contraia o abdômen durante o exercício. Mantenha a posição por 10 segundos, retornando, então, para a posição inicial. Repita 10 vezes.

3. Exercício com corpo submerso

Este é um exercício bem interessante para se fazer na piscina. Vá até uma área em que a água atinja a sua cintura. Depois afaste os pés na mesma largura dos quadris. Em seguida, segure a boia deixando um espaço um pouco maior do que a largura dos ombros entre as mãos. Agora você precisará empurrar a boia de espaguete para dentro d’água ao mesmo tempo em que levante uma das pernas para trás. Desse jeito seu corpo ficará paralelo ao fundo da piscina. E sim: haverá um momento em que seu rosto ficará embaixo d’água. Então se prepare para prender a respiração e repita o mesmo procedimento com a outra perna.

4. Boia de espaguete em forma de U

Aqui você precisará novamente ficar em um ponto da piscina onde a água bata na altura do peito. Segure a boia, colocando cada uma das mãos em suas extremidades. Estenda os braços à sua frente. As mãos devem estar próximas uma da outra para que a bóia fique em formato de U, de modo que ela fique debaixo d’água.

Em seguida, dê um passo à frente, levantando a perna alto o suficiente para passar entre o U da bóia, à medida em que empurra o espaguete em direção ao fundo da piscina. Tenha certeza de descer o pé até o chão antes de retornar à posição inicial. Dessa forma, você trabalha bem tanto as pernas quanto os braços.

5. Exercício de corrida para fazer na piscina

Com a água novamente na altura do peito, coloque a boia de espaguete embaixo dos braços. Também a partir das costas. Mas dessa vez, agarre-a contra o corpo e segure em sua extremidade. Ou seja: com a forma de U envolvendo seu corpo. Agora é hora da corrida. Vá de um lado para o outro, erguendo as pernas o máximo que conseguir. A resistência que a água exerce sobre o corpo torna a corrida difícil. Isso cria músculos nas pernas e faz o coração disparar!

6. Alongamento flutuante

Esse exercício é feito como se você estivesse sentado no chão da sua piscina. Exceto que você estará flutuando com a ajuda da sua boia espaguete. Estenda os braços para a frente, segurando a bóia. Com esse apoio, erga também as pernas. Em seguida estique os dedos dos pés e tente levar a bóia até eles. Como se estivesse se alongando. Mantenha a postura o máximo que puder e volte à posição vertical quando necessário.

Não se esqueça de respirar profundamente e com frequência durante todos os exercícios. É importante controlar bem a respiração. Dessa forma você aumentará a captação de oxigênio!

E vale lembrar que a sua saúde emocional é tão importante quanto a física. Dê uma olhada em outro de nossos blogs para saber como a sua piscina pode ajudar!