O papel que a sua piscina pode ter sobre sua saúde emocional

26 de junho de 2020
O papel que a sua piscina pode ter sobre sua saúde emocional

A natação é um exercício físico perfeito, recomendado para todas as idades e que possui um longa série de benefícios para a saúde. Mas você já parou para pensar como estar na piscina também pode afetar – e muito – a sua saúde emocional? Se você nada com frequência já deve ter percebido. O efeito terapêutico que a água possui é poderoso! E não é para menos: cerca de 70% do corpo humano é composto de água. Por isso não é de se espantar que exista realmente uma forte conexão.

Agora te perguntamos: como está a sua saúde emocional? Parece que no momento nossas mentes precisam de cuidados mais do que nunca, certo? Que tal usar a sua piscina para se sentir melhor e mais disposto para todos os desafios à frente? Nós montamos um post para você ver como a sua piscina pode te ajudar nisso:

Alívio de estresse

Só de estar em contato com a água, a sua saúde emocional é afetada de um jeito positivo e bastante significativo. Então, simplesmente relaxar já traz um ganho enorme. Mas, quando nos exercitamos, os efeitos são ainda melhores. A natação é ótima para aliviar o estresse. E é bastante provável que seja melhor nisso do que qualquer outro exercício! Estar imerso na água, concentrando-se no ritmo e na técnica utilizada durante o nado, apresenta efeitos quase meditativos sobre a mente!

Além disso, você sabia que o estresse pode levar à deterioração das células cerebrais? Existem estudos que mostram que a natação pode levar à renovação destas mesmas células. As pesquisas sobre o assunto ainda precisam se aperfeiçoar. Mas, ao que tudo indica, a natação, de fato, aumenta nossa capacidade de lidar com o estresse!

Ansiedade e depressão

A natação libera endorfina. Esse é o hormônio produzido pelo nosso corpo responsável pelo bem-estar. Por isso, nadar, realmente faz com que nos sintamos mais felizes. E quando fazemos isso regularmente, a nossa saúde emocional agradece. Sendo assim, a natação é muito eficaz contra a ansiedade e a depressão, além de melhorar a qualidade do sono. Apenas meia hora por dia já ajuda muito!

Outro ponto importante é que a natação também é um ótimo remédio para adultos em condições especiais, pois ajuda a melhorar o foco, a concentração e a memória!

A saúde emocional e a cor azul

Não há dados científicos que comprovem isso, mas sem dúvidas existem fortes indicações de que a cor azul propriamente dita age positivamente sobre o nosso bem-estar, nos acalmando e ajudando na concentração.

Então o que poderia ser melhor do que mergulhar na imensidão azul da sua piscina? Ainda que ela não seja tão grande quanto o oceano, ela faz tão bem quanto ele. Divirta-se, exercite-se e traga satisfação para a sua vida!