Vai esvaziar a água da sua piscina? Então se liga nessas dicas!

27 de setembro de 2019
Vai esvaziar a água da sua piscina? Então se liga nessas dicas!
Muitas vezes, a água da piscina encontra-se tão suja e turva, que as pessoas acreditam não ter outra solução a não ser esvaziá-la. Na verdade, esvaziar a piscina realmente não é a ação mais recomendada, pois muitos danos podem ser causados nessa hora. Porém, se realmente não houver outra alternativa e você precisar esvaziar (por sujeira ou para fazer manutenção), não se preocupe! Vamos te dar algumas dicas para esvaziar sua piscina em segurança. Continue lendo!

Quais são os riscos de esvaziar minha piscina?

Tendo uma piscina de fibra, tirar toda a água pode acarretar muitos problemas. A estrutura desse tipo de piscina, ao ser esvaziada, pode ser danificada da seguinte maneira: sem água para hidratar as paredes de fibra, elas podem rachar e trincar. Como consequência, isso pode levar a futuros vazamentos. Com sua estrutura vazia, a piscina pode começar a acumular água de chuva. Desse modo, o perigo torna-se a acumulação da água parada. O local, portanto, fica propício para a proliferação de organismos danosos, como a dengue.

Dicas para esvaziar piscina em segurança

1. Desligar equipamentos elétricos

Para não correr o risco de ocorrer um curto circuito, é extremamente importante que os aparelhos elétricos estejam desligados. Entre eles, os principais são as luzes aquáticas. Além disso, não se esqueça de olhar se os interruptores estão desligados antes de começar o processo!

2. Drenagem

Se a sua piscina tiver um ralo no fundo, é possível esvaziar a piscina diretamente por ele. Assim, a água será diretamente direcionada para o esgoto. Mas, se não tiver, sem problemas! Basta providenciar uma bomba de imersão. Com ela mergulhada, é só encaixar uma das pontas da mangueira no cano de saída de água e a outra no local em que deseja despejar a água. Ah! E lembre-se: é possível que parte dessa água seja reaproveitada para irrigar o jardim, por exemplo.

3.Verificar o fluxo da água

Durante a drenagem, não se esqueça de prestar atenção ao fluxo da água que está sendo evacuada. É importante seguir essa recomendação, pois alguns resíduos da piscina podem impedir a passagem por canos e ralos de escoamento. Como consequência, a água pode transbordar e inundar seu quintal e sua casa. Em casos extremos, ela pode até mesmo voltar a entrar na sua piscina.
esvaziar piscina

4. Sinalizar o local

Depois de deixar a piscina vazia, não se esqueça de sinalizar o local e avise as pessoas da família. Desse modo, é possível prevenir possíveis acidentes de pessoas distraídas e crianças. Estando avisadas, elas não correm o perigo de cair no buraco que agora existe no meio do quintal. E, se você tiver bichinhos de estimação, tome cuidado dobrado! Atente-se para colocar barreiras e prevenir uma queda dentro da piscina vazia.

A melhor solução sempre é a prevenção!

Para evitar dores de cabeça, o mais recomendado é estar sempre de olho na qualidade da água da piscina! Assim, você não passará pela situação de precisar esvaziar a piscina. Inclusive, se depois de ler este texto você se convenceu de que realmente possa ser muito trabalhoso e arriscado, veja este blog! Nele, ensinamos como deixar a água da sua piscina cristalina novamente!
esvaziar piscina
E aí, curtiu as dicas que passamos? Esperamos que com elas você se sinta preparado para esvaziar sua piscina sem causar danos a ela! E, que depois de esvaziá-la, possa novamente enchê-la de água para aproveitar muito.