Água turva: como deixar a água da piscina cristalina novamente!

19 de julho de 2019
Água turva: como deixar a água da piscina cristalina novamente!

Uma vez que a água da piscina parece estar suja, ninguém quer entrar nela. Isso pode ser um fato muito chato, pois quem tem uma piscina, geralmente, quer aproveitar o tempo de lazer dentro dela! Por outro lado, as pessoas que não entram nessa piscina com água turva, estão certas. É sempre bom evitar entrar na piscina quando a água estiver assim, pois pode ser um sinal de que ela não está em condições para que você possa se banhar. Ou seja, pode significar que ela está cheia de bactérias. Nesse caso, a melhor opção é providenciar uma limpeza adequada na sua piscina com água turva, para que o uso não afete a saúde dos seus banhistas. A seguir, falaremos um pouco sobre o assunto. Preste atenção:

Motivos da água turva

São muitas as possibilidades que existem para uma piscina ficar com a água turva. Entre elas, estão:

  • Folhas e detritos que caem na piscina e não são filtrados ou recolhidos. Esses fatores fazem com que os produtos químicos para limpar a água ajam sobre eles. Assim, eles deixam de cumprir o seu principal papel – desinfetar bactérias e agentes infecciosos;
  • Pessoas e seus fluidos corporais, como o suor. E também produtos químicos usados em humanos, como protetor solar, cremes hidratantes. Tudo isso pode atacar o funcionamento dos produtos que agem sobre a água da piscina;
  • Falhas no sistema de circulação da água: bomba, filtro, rede de tubos;
  • Química da água e o desequilíbrio de pH;

Se você quiser saber mais como esses motivos podem influenciar a aparência e a salubridade de sua água, acesse nosso antigo blog sobre o porquê da água de sua piscina ter ficado turva. Lá, todas as suas dúvidas serão respondidas.

Como fazer a água ficar cristalina novamente

1. Hábito de cuidados

Primeiramente, é necessário estar sempre atento ao aspecto de sua piscina. Não adianta ficar vários dias sem cuidar dela e esperar que sua água fique limpinha. Por isso, tenha uma regularidade para passar a rede e tirar os detritos de sua superfície, fazer uma limpeza com cloro e também regular seu pH.

2. Limpeza já!

Um fator também indispensável é estar pronto para fazer aquela limpeza na sua piscina com água turva: tire os detritos maiores com a redinha, depois esfregue bem as paredes com uma escova adequada, aspire todo o fundo com o aspirador de piscina. Desse modo, você irá tirar toda a sujeira acumulada em todos os locais da piscina – no fundo, na superfície e nas laterais.

3. Verifique o funcionamento do sistema de circulação

Observe se o filtro, o maquinário e a tubulação estão desempenhando seus papéis. Para isso, realize testes e também esteja sempre em dia com a manutenção. Não se esqueça de sempre preservar a limpeza da casa de máquinas e do filtro da sua piscina. Então, verifique a recomendação do fabricante do seu filtro e realize a retrolavagem, para impedir que as partículas por ele retidas provoquem a turbidez da água.

água turva piscina

Imagem: Shutterstock

4. Equilibre o pH

Para tal, primeiro é necessário fazer testes, medir e ajustar o pH da sua água para a faixa ideal entre 7,2 e 7,6; ou seja, com a acidez considerada neutra. Para tal, use um kit de testes, que irá auxiliar no processo.
Assim, com o equilíbrio, a água fica ideal para o banho. Com o pH neutro, também, é possível que o cloro, produto indispensável para evitar o turvamento, cumpra sua função desinfetante com maior eficiência, pois ele não é interrompido pela acidez e alcalinidade.

5. Realize o procedimento de supercloração

Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.
Entretanto, para realizar esse procedimento tenha cuidado. Ao exagerar na dose do produto, você pode causar danos ao tanque e à casa de máquinas. Além disso, procure não entrar na água após tal método de resolução, uma vez que o cloro em demasia pode fazer mal para a saúde.

Prevenções

Para livrar-se dos problemas de turbidez de uma vez por todas, é recomendado que você esteja sempre de olho na sua piscina. Tente fazer check-ups semanais nela, colocando cloro e medindo seu pH. Além disso, diariamente é necessário passar a redinha. Assim, você retira as impurezas da água e mantém a sua piscina com um aspecto mais bonito!

água turva piscina

Imagem: Shutterstock

Esperamos que agora você já saiba se livrar da sua piscina com água turva. Sabemos que é um pouco trabalhoso, mas vale a pena manter sua piscina bem tratada para poder curtir. Então, coloque a roupa de banho, separe a toalha e coloque o sorriso no rosto para aproveitar dias de sol junto à família e amigos!