O que pode ser utilizado na manutenção da piscina de fibra?

12 de novembro de 2021
O que pode ser utilizado na manutenção da piscina de fibra?

Quando se instala uma piscina de fibra no quintal de casa, alguns cuidados vão precisar se tornar parte da rotina. Por exemplo: checagem da água, retirada de detritos que ficam suspensos (folhas, cabelos, insetos etc.), limpeza das bordas e paredes do tanque. Sendo assim, você precisa saber o que pode ou não ser utilizado na manutenção da sua piscina de fibra.

Neste blog, iremos dar dicas de como melhorar a rotina de cuidados sem que suas ações prejudiquem a qualidade do produto. Afinal, uma piscina de fibra é para ser um lugar seguro, confortável e atraente, pois é isso que um dia em família, na piscina, merece.

Manutenção em piscina de fibra

Para começo de conversa, antes de iniciar a limpeza em uma piscina de fibra você precisa saber qual a importância de uma boa manutenção e o porquê devemos tomar certos cuidados.

Ainda que seja uma estrutura pronta, acessível e de qualidade, uma piscina de fibra não é trocada. Melhor dizendo, elas não foram feitas para serem substituídas, são feitas para durar. Mas para isso acontecer, é preciso garantir que a estrutura aguente o uso e as manutenções. E qual o melhor jeito? Conhecimento!

Para que a sua piscina de fibra dure uma vida toda, vai precisar entender tudo, ou quase tudo, sobre a sua fabricação, suas características e também sobre os cuidados, pois para aumentar a vida útil de qualquer produto precisamos compilar todos esses aspectos ditos anteriormente.

Fabricação, características e cuidados com a piscina de fibra

Em relação à fabricação, as piscinas de fibra são pré-moldadas e seguem padrões estabelecidos pela própria fábrica. Logo, na maioria dos casos a personalização não é comum neste tipo de venda. Porém, pode ficar tranquilo, a fábrica Henrimar trabalha com catálogos grandes e que vão atender aos gostos e necessidades do seu projeto. Mas e as etapas?

Depois de moldada, a estrutura bruta passa por processos de pintura, aplicação da barreira química, sem contar os testes de qualidade. E para ter certeza de que está comprando por um produto de qualidade, procure por marcas que tenham certificações de qualidade, por exemplo Selo Reclame Aqui ou Selo ISO 9001.

Já em relação às características, o mais importante é sobre sua estrutura física. Depois de finalizada, instalada e cheia d’água, uma piscina de fibra conta com superfícies lisas que facilitam a limpeza, filtros de água e areia que ajudam na retirada de impurezas e ainda permitem a utilização de equipamentos na manutenção. Mas lembre-se de comprar um kit de limpeza adequado às suas necessidades e às da sua piscina.

Por fim, não poderíamos falar dos cuidados, certo? Já que para manter a água sempre utilizável e conservar a qualidade da estrutura da sua piscina de fibra precisamos estar atentos à manutenção.

E adiantando: não é nada de outro mundo! Você mesmo vai conseguir realizar a manutenção da sua piscina. Basta ter à disposição os instrumentos certos, paciência e um pouquinho do seu tempo.

Como fazer?

Para que a limpeza seja completa, vai precisar prestar atenção a alguns pontos importantes: paredes, química da água, circulação (filtragem e drenagem) e superfície.

  • Paredes: use o escovão para retirar quaisquer tipos de matérias orgânicas que possam estar presas;
  • Química da água: preste atenção aos níveis de cloro e pH, eles que ajudaram a manter a limpeza por mais tempo e diminuir as chances de irritações na pele;
  • Circulação: utilize corretamente os sistemas de drenagem e filtragem, como skimmers e os dispositivos de instalação;
  • Superfície: passe a peneira para retirar as impurezas que ficam suspensas sobre a água, elas podem ser a causa da formação de algas, por exemplo.

E o cloro? O que preciso saber mais?

Sem dúvidas, o cloro é um dos elementos essenciais para a manter a água da sua piscina de fibra limpa. Isso porque, a ação deste produto está diretamente ligada à eliminação de algas, bactérias, odores indesejados e qualquer tipo de matéria orgânica. Sendo o responsável por ajudar a equilibrar e manter o pH da água em níveis ideais.

Mas por ser um elemento químico, é preciso estar atento à utilização do cloro na sua piscina de fibra. Já que o uso incorreto pode trazer prejuízos à estrutura física da piscina e ainda não agir de modo efetivo na água.

Quando falamos em piscina de fibra, a melhor opção é utilizar o cloro granulado e não o tipo pastilha. A diferença entre os dois está, justamente, no tempo de ação e na forma como eles se dissolvem e se misturam na água.

Na prática, o cloro granulado é dissolvido em um balde e deve ser espalhado por toda a piscina. Já a pastilha é sempre colocada em um flutuador, que por sua vez dissolve grandes quantidades de produto em uma única região. E isso não é saudável para a água, que pode não receber uma quantidade homogênea de produto por metro². Nem mesmo para a estrutura da piscina de fibra, que acaba sofrendo com o desgaste da pintura externa e diminuição da proteção oferecida pela barreira química.

Se você não sabe o que é uma barreira química e para quê ela serve, acesse outro de nossos blogs: Você sabe por que precisa ter uma barreira química na sua piscina de fibra?

Manual para iniciantes

Se ainda tem medo de que as coisas deem errado, acompanhe mais de nossos conteúdos. Assim você aprende a lidar com uma piscina de fibra e garante que a diversão nunca acabe em sua casa.

Leia nosso pequeno guia para iniciantes sobre como fazer a manutenção da sua piscina! Com ele você saberá ainda mais informações importantes sobre a manutenção de uma piscina de fibra.

Onde conseguir mais informações sobre o universo das piscinas de fibra?

Sempre que quiser fontes de informação de qualidade, procure por empresas especialistas na fabricação e instalação de piscinas de fibra. Dessa forma você garante bem-estar e segurança para toda família. Porque como a gente falou no começo, a piscina de fibra é pra durar toda uma vida! Mas você vai precisar cuidar bem dela.

Para mais conteúdos sobre o universo de dicas de limpeza e manutenção de uma piscina de fibra, acesse o nosso blog. Lá você encontra materiais sobre o que fazer ou não com a sua piscina de fibra, por exemplo entender o porquê a manutenção da água é importante até no inverno.

Ademais, também contamos com um podcast! Se você quer continuar conectado às notícias mas está com pouco tempo para ler, acesse aqui. O bate-papo na piscina Henrimar vai te ajudar a se manter informado.