Não esvazie sua piscina de fibra: deixe as manutenções em dia!

5 de novembro de 2021
Não esvazie sua piscina de fibra: deixe as manutenções em dia!

Em pleno século XXI, não economizar água é quase um descaso com a natureza. Já que nos últimos tempos vimos o país sofrer com grandes períodos de estiagem, tempo seco e aumento das contas de energia. Sem contar os focos de queimada, que trouxeram grandes prejuízos ambientais. Mas o que isso tem a ver com ser dono de uma piscina de fibra?

Bem, sabemos que a água da piscina não vem como um presente do universo, nós pagamos integralmente por ela. Porém, não é porque temos o poder de pagar por quase tudo que é necessário sempre começar um processo do zero. Como é o caso de limpar uma piscina de fibra.

Se está achando que esvaziar nos períodos de menor uso para poder encher só perto do verão traz economia, você está completamente enganado!

Para os futuros donos de modelos de piscina de fibra, já fica o recado: você não pode ficar esvaziando a sua piscina sempre! Porque além de gastar mais água, é prejudicial para a estrutura do produto ficar sem água por muito tempo. Quer entender o porquê? Acompanhe as nossas dicas.

Por que a piscina de fibra não pode ficar vazia?

Quando pensamos em piscina de fibra, muitas vezes já imaginamos ela instalada e pronta para um mergulho. Mas antes da etapa de curtição, temos o processo de preparo do lugar.

Existem casos onde a piscina fica acima do nível do concreto, chamadas de piscinas elevadas. Mas sabemos que, na grande maioria dos casos, temos piscinas de fibra no chão, dentro de buracos escavados sob medida.

É dessas últimas que vamos focar aqui! O motivo é simples: elas são instaladas para durarem uma vida toda, já que a ideia não é movê-las do lugar ou ter que fazer trocas. Além de que o trabalho seria enorme e não queremos dores de cabeça, certo?

Com a escavação e a colocação da piscina de fibra no lugar temos duas principais forças agindo: a força da terra/material externo à estrutura e a força da água que fica dentro da piscina. E a física é simples: se deixarmos a piscina vazia, a terra ao redor da piscina ganha em força e começa a pressionar toda a estrutura.

Sendo assim, os prejuízos começam a aparecer na fibra de vidro: rachaduras, bolhas, deformações. Tudo que pode, pouco a pouco, diminuir a qualidade do produto e a garantia de qualidade.

Esse parece um bom motivo do porquê não esvaziar/manter a sua piscina de fibra sem água por muito tempo?

Mas o que fazer então para evitar que a água fique esverdeada ou impura, as paredes acumulem restos de detritos e que eu possa usar a mesma água por um bom tempo? Simples: não deixe de controlar a qualidade da água e limpar a piscina de fibra.

Se o seu maior medo é o tempo e o trabalho que a dita “manutenção regular” vão dar, fique tranquilo. É bem mais prático do que você imagina e leva bem menos tempo do que parece. Porém não dá pra descuidar!

Manutenção em piscina de fibra é demorada?

Não, não é demorada! Então já temos um ponto positivo, certo?

Diferente de outros tipos, as piscinas de fibra possuem características que facilitam o processo de limpeza e manutenção, por exemplo paredes lisas e boa visualização da água. Tendo isso em vista, afirmamos que com cerca de 30 minutos semanais (em média, lembre-se que vai depender do cuidado!) você já terá dado um belo trato na água da piscina.

Para garantir a qualidade e durabilidade da piscina de fibra mesmo com as limpezas frequentes e testagem da água, é preciso que você compre produtos de qualidade. Logo, o ideal é buscar por marcas de referência no mercado. Dessa forma você facilita a vida durante as manutenções e garante a felicidade da família toda.

BÔNUS: Ajudando o planeta indiretamente!

A água é um bem vital, é direito do ser humano. Isso quem fala é a própria Organização das Nações Unidas (ONU), em sua declaração de direitos humanos em favor da vida. Logo, não dá para pensar em maneiras de não utilizar água na rotina.

O jeito, então, é saber como diminuir os desperdícios domésticos e ainda assim aproveitar dos prazeres da vida. Como é o caso de quem tem uma piscina de fibra no quintal de casa.

O consenso sobre a importância da água leva a pensarmos como cada estrutura social pode ajudar no combate ao desperdício. A sua parte pode ser feita através de pequenas atitudes, como não esvaziar sua piscina de fibra com recorrência.

Ao contrário disso, coloque em prática as dicas que demos nos primeiros tópicos desse texto em relação à manutenção da água da piscina. Assim você estará contribuindo ativamente para a saúde do planeta e protegerá a estrutura da sua piscina de fibra.

Onde conseguir mais informações sobre o universo das piscinas de fibra

Sempre que quiser fontes de informação de qualidade, procure por empresas especialistas na fabricação e instalação de piscinas de fibra. Assim você garante qualidade e segurança para a família. Além de ter no quintal um produto de qualidade e que vai durar praticamente uma vida toda!

Para mais conteúdos sobre o universo de dicas de limpeza e manutenção de uma piscina de fibra, acesse o nosso blog. Lá você encontra materiais sobre o que fazer ou não com a sua piscina de fibra, por exemplo os riscos de esvaziar ela com frequência e a real necessidade desse processo.

Ademais, também contamos com um podcast! Se você quer continuar conectado às notícias mas está com pouco tempo para ler, acesse aqui. O bate-papo na piscina de fibra Henrimar vai te ajudar a se manter informado.