Como funciona o aquecimento de água da piscina de fibra?

20 de maio de 2022
Como funciona o aquecimento de água da piscina de fibra?

Muito se fala sobre as vantagens de optar por uma piscina de fibra, já que elas são excelentes opções para aqueles que desejam economia e agilidade na instalação. Quer estejamos falando de espaços residenciais ou não.

Porém, o que muitos não sabem é sobre um ponto bastante visado hoje, principalmente em dias mais frios: as piscinas aquecidas! Afinal, não dá para desligar o inverno na sequência das estações, mas dá para continuar aproveitando a sua piscina de fibra se ela puder manter a temperatura da água em níveis mais agradáveis.

E enganam-se aqueles que pensam que piscinas de fibra não permitem a instalação de sistemas de aquecimento. Hoje, no mercado, existe uma série de aparelhos que, quando acoplados às piscinas de fibra, possibilitam essa opção. Sendo a verdadeira salvação dos dias frios…

É por isso que, neste artigo, preparamos algumas informações a respeito de como é ter uma piscina de fibra com água aquecida, te ajudando a entender o que é um coletor, seu funcionamento e possíveis curiosidades de instalação.

Piscina de fibra com água aquecida por um coletor: qual a relação?

Como já dito, as piscinas de fibra com sistema de água aquecida deixaram de ser um sonho distante. É a partir dos coletores, aparelhos que contam com um controlador eletrônico, que o aquecimento da água é gerado, proporcionando momentos de lazer à você e à sua família, até mesmo no inverno.

É importante lembrar, ainda, que os coletores funcionam a partir de um sistema inovador de aquecimento solar, que recebe destaque pelo baixo custo e alta funcionalidade. Basta ter acesso à casa de máquinas, algumas conexões e boa incidência de luz do sol, já que este tipo de sistema é ecológico e não utiliza diretamente a energia elétrica para se manter.

Instalação do coletor em uma piscina

Para a instalação de um coletor, é necessário que o local tenha, assim como dito, uma alta incidência de luz solar para a captação de calor, alcançando resultados positivos e com um gasto nulo de energia, contribuindo, assim, com o seu bolso e o meio ambiente.

Por estarem baseados em métodos simples de funcionamento, normalmente os coletores são instalados em telhados residenciais ou em áreas onde os raios solares chegam o dia todo. Isso é essencial para o bom funcionamento do sistema.

Agora pensando no processo, temos uma explicação bastante prática: a água é succionada até o coletor solar por meio de tubos, sendo aquecida ao entrar em contato com as placas instaladas. Depois disso, ela volta para a bomba e retorna para o tanque, sendo que o processo se repete até toda a água atingir a mesma temperatura.

Com isso, você é capaz de desfrutar das melhores experiências que uma piscina de fibra pode te proporcionar, sem ter medo de usar a sua área de lazer durante o inverno. Além de também economizar energia elétrica, já que o sistema se vale muito mais das fontes naturais de calor para funcionar.

Um outro jeito de agilizar esse processo é preservando a temperatura enquanto os coletores estão em funcionamento. Mas não tem mágica, não! Basta comprar uma capa térmica e utilizar junto com o sistema de aquecimento da sua piscina de fibra. Vai ver que o processo é bem mais rápido, o que vai lhe dar mais tempo de uso dessa água quentinha. Para conhecer mais sobre a capa térmica, clique aqui.

Mais informações

Ficou interessado? Então confira mais dos nossos artigos no site clicando aqui. Sua piscina de fibra pode funcionar o ano inteiro, basta adaptar aí! Fale conosco ou conheça mais conteúdos nas diversas plataformas.