Já ouviu falar em piscina de fibra “afogada”?

29 de abril de 2022
Já ouviu falar em piscina de fibra “afogada”?

O maior medo das pessoas que se interessam em comprar um modelo pré-fabricado de piscina é ficar com a sensação de que não há possibilidade de exclusividade no projeto. Mas com o conceito de piscina “afogada” não há sequer espaço para afirmações como: “piscina de fibra é tudo igual”.

Apesar de ser uma prática comum, pouca gente está habituada com esse termo. Por isso que este blog se dedica a explicar o que é um projeto de piscina de fibra “afogada” e quais suas principais características.

A sua área de lazer pode ter a facilidade de instalação dos modelos pré-moldados aliada à exclusividade do formato final que uma piscina de alvenaria oferece. Vamos descobrir junto como isso acontece?

Conceito de piscina de fibra afogada

Dá para começar a definição desse conceito com uma analogia simples: se algo está se afogando é porque está totalmente submerso em água, certo? Então quando pensar em uma piscina de fibra “afogada” tenha certeza que ela estará totalmente cheia e, inclusive, embaixo d’água.

Piscina de Fibra "Afogada"

É importante salientar que este tipo de projeto, quando bem executado, não diminui a vida útil da piscina de fibra, nem mesmo tira suas funcionalidades comuns. A grande diferença está no resultado final, onde o formato é remodelado devido à extensão dos contornos da piscina.

A fim de não deixar nenhum tipo de dúvida, você primeiro precisa entender o que significa dizer que temos uma prainha na piscina, pois essa é uma das bases centrais do conceito “afogado”. Para isso, temos um outro texto que explica em detalhes essa outra definição (piscina de fibra com prainha). Basta clicar aqui.

O que traz o ar da graça ao conceito é justamente a possibilidade de criar novos formatos e até mesmo ampliar o tamanho da sua piscina de fibra. Pois ao decidir por um modelo pré-fabricado você precisaria adaptar suas expectativas aos catálogos disponíveis no mercado, já que o mais comum é que não existe a produção por encomenda. A Henrimar Piscinas investiu na variação de tamanhos e design exclusivos para que seus mais de 70 modelos, aliados ao projeto da instalação “afogada”, tragam mais personalidade para sua área de lazer.

De um lado temos o jeito tradicional, onde a piscina de fibra fica alguns centímetros acima do solo, certo? Isso para manter a borda aparente e também para evitar acidentes na hora do melhor ou danificar a estrutura como um todo. Por outro, quando a instalação é “afogada” a piscina deve ficar totalmente submersa e abaixo da linha do terreno.

Para isso, além da abertura no chão para comportar a forma, você vai precisar deixar em todas as laterais uma certa altura para preencher com água. E é aqui que está o truque da exclusividade: você define o todos os tamanhos dessa nova prainha, seja em altura, comprimento ou formato e os materiais de acabamento personalizados. Dá para inventar bastante moda, viu?! Mas isso significa também que a instalação é diferenciada.

Então, vamos entender melhor como chegamos aos resultados esperados falando da instalação: como ela funciona, quais os pontos de atenção e como deve ser o passo a passo para não haver problemas futuros.

Como funciona a instalação?

Como deve saber, a instalação de uma piscina de fibra geralmente fica por conta da equipe da loja/fábrica onde você efetuou a compra. Eles fazem o transporte e toda a parte de assentar o tanque e ligar os equipamentos. Mas para que esse processo seja rápido e tranquilo, o terreno deve estar preparado, literalmente!

Faremos então uma lista de passos a serem seguidos para facilitar a realização do seu projeto de área de lazer:

  1. Escolha da marca: compre o modelo de piscina de fibra de uma marca que você confie; dê preferências àquelas que possuem diferenciais como ISO 9001 e barreira química.
  2. Modelo da piscina: aqui fica totalmente a seu critério! Não faz diferença o tipo de modelo na hora da instalação método “afogada”. Então opte por aquele que mais lhe chama atenção.
  3. Informe a loja sobre o projeto: por ser uma instalação diferenciada é preciso que os instaladores estejam avisados e que ainda precise de equipamentos diferenciados para dar apoio no uso.
  4. Prepare o terreno: deixe o buraco de instalação pronto, inclusive as partes da prainha externa à piscina de fibra. Isso facilita o acabamento e evita danos à estrutura.
  5. Equipe de confiança: para os detalhes de acabamento conte com pedreiros e arquitetos especialistas, isso vai garantir que nada saia do planejado.

O passo a passo é mais curto do que você esperava, né? Mas lembre-se que todas as etapas são importantes, em especial a número 3. Pois ao saberem da especificidade, lhe darão mais informações sobre os procedimentos e cuidados com a sua nova piscina de fibra “afogada”.

Serve para todos os modelos?

Praticamente qualquer modelo de piscina de fibra pode ser instalado nessa modalidade. O principal ponto de atenção é ajustar os equipamentos de manutenção às novas necessidades. Já que teremos um maior volume de água e também toda a extensão da estrutura coberta de água.

Aí você pode dar asas à sua imaginação! Pode somente expandir a prainha, seguindo o formato original da piscina ou pode inovar completamente. Por exemplo, se comprar uma piscina de traços retos, pode afogá-la em uma prainha oval ou ao contrário também.

O que mais importa aqui é oferecer novas possibilidades e tirar aquele medo de ter sempre “mais do mesmo” ao comprar uma piscina de fibra. Não deve se limitar, deve brindar as chances de inovar na área de lazer gastando menos.

Para modelos com banheira de hidromassagem é preciso um pouco mais de atenção, já que os jatos podem perder força e você a funcionalidade da hidromassagem. Mas converse com o especialista da revenda, ele saberá lhe dar outras opções!

Escolhendo a piscina de fibra para o projeto

Para garantir a satisfação no projeto não se esqueça do passo 1 da nossa listinha: escolher modelo e marca de piscina de fibra de qualidade, pois assim não terá dores de cabeça futuras. Então deve procurar por benefícios como: fibra de vidro resistente, certificações de qualidade e barreira química de verdade!

Tudo isso você encontra nas especificações dos fornecedores. Então esteja sempre atento aos pequenos detalhes para ter uma piscina de fibra afogada e uma área de lazer ainda mais exclusiva. Ao clicar aqui você conhece uma marca que contempla todas as qualidades e requisitos vistos nesse texto.

Para mais conteúdos sobre piscina de fibra, acesse o nosso blog ou ouça algum dos nossos episódios de podcast. Tirar dúvidas é o primeiro passo para não ter problemas futuros! Seja Henrimar você também.