Como saber se a água da piscina está pronta para uso?

19 de novembro de 2021
Como saber se a água da piscina está pronta para uso?

Dia quente, ensolarado e aquela vontade de entrar numa piscina. Quem não gosta, não é? Mas saber se a água da piscina está pronta para uso é fundamental para manter a qualidade da diversão e saúde de todos!

Além de diversão e relaxamento, uma piscina traz consigo a necessidade de certos cuidados e algumas ações de manutenção. Portanto, é importante dominar algumas dicas para que o uso da piscina continue adequado e não se torne uma dor de cabeça. Se não sabe por onde começar, aqui tem algumas dicas de manutenção para você conferir.

Agora que já sabemos o básico de como cuidar de uma piscina, podemos pensar na melhor parte: o uso. Mas, atenção! Mesmo com uma manutenção adequada, precisamos estar atentos para saber se a água está pronta ou não para o uso.

Cor da água da piscina

Você sabia que a água pode nos alertar sobre o estado da nossa piscina através da sua coloração? Com um simples fator visual podemos rapidamente já ter uma ideia se a água está pronta para o uso ou precisando de uma revisão na manutenção.

Quando se deparar com uma água verde, saiba que tem nas mãos um grande alerta de problemas. Provavelmente, existem algas se proliferando dentro da sua piscina. Às vezes, sua água parece “normal”, mas apresenta uma cor meio turva. Isso pode ser um indicativo de restos de bronzeadores solares, óleos corporais, protetor solar ou até indicar desbalanceamento químico do tratamento.

O ideal é que a água esteja cristalina, transparente, igual a água que a gente bebe. Se a sua água estiver apresentando essas características, pode ser um grande indicativo que ela está pronta para uso. Mas, não se apresse, existem outros fatores para serem percorridos ainda.

Sujeiras visíveis

Outra forma de identificação fácil e rápida, assim como a cor da água, é se há ou não a presença de detritos, restos de sujeiras.

Ninguém gosta de entrar numa água cheia de folhas, insetos mortos e outros resíduos. Por isso, é importante que antes de fazer o uso da piscina, seja retirado qualquer sólido presente. Lembrando sempre de utilizar um material adequado a essa função, assim evitaremos danos futuros à estrutura da piscina.

Você pode aspirar o fundo da sua piscina com um aspirador e/ou retirar as sujeiras com o auxílio de uma peneira.

Não há mais sólidos visíveis? Estamos quase lá para uma água pronta para uso!

Saiba quais produtos/tratamentos podem ser usados na água da piscina

Cada etapa do tratamento e cuidado de uma piscina deve ser respeitada. Por isso, é importante ter o conhecimento do que está sendo usado. Seja produtos químicos ou outros métodos de limpeza.

Esperar o tempo certo de cada produto aplicado no tratamento da água da sua piscina pode ser primordial para sua saúde. Leia sempre os rótulos e instruções de uso, tanto para manter sua segurança durante a aplicação como depois. Cada produto poderá ter um tempo próprio de reação e de descanso, para só assim a água ficar pronta para ser usada.

Mantenha sempre seus produtos e manuais de uso guardados e fáceis de encontrar. Na existência de qualquer dúvida é sempre bom consultá-los para evitar quaisquer tipos de acidentes.

Seguem algumas dicas rápidas:

  • Procure aplicar cloro na água da piscina no final da tarde ou noite, assim o cloro tem tempo suficiente para reagir e a água estará pronta para uso logo na manhã seguinte.
  • Cheque o pH da água. Uma água alcalina demais ou ácida demais pode causar irritações na pele e nos olhos. Na dúvida, pegue uma amostra da água da piscina e pingue os devidos reagentes. Lembre-se que o pH ideal de uma piscina pronta para uso é entre 7,4 e 7,6.
  • Se você está fazendo uma limpeza completa, é recomendado esperar pelo menos 6 horas antes de usá-la. Por outro lado, se você só está fazendo uma rápida manutenção, 2 horas de espera será o suficiente para a água da piscina estar pronta para uso.

Como saber se estou no caminho certo?

Vimos até aqui algumas formas práticas e rápidas de identificar se a sua água está pronta para uso. Com esses pequenos passos na cabeça, pode apostar que sua diversão estará sempre segura.

Água transparente? Sem sujeiras visíveis? Checagem de pH, cloro e tempo suficiente para finalização de todas as etapas de tratamento? Se você respondeu sim a todas essas três perguntas, então sua água da piscina está pronta para uso! Agora é só aproveitar o sol, por uma roupa de banho e se divertir sem medo.

Sempre que quiser fontes de informação de qualidade, procure por empresas especialistas na fabricação, instalação e suporte com piscinas de fibra. Dessa forma você garante bem-estar e segurança para toda família.

Para mais conteúdos sobre o universo de dicas de limpeza e manutenção de uma piscina de fibra, acesse o nosso blog. Lá você encontra materiais sobre o que fazer ou não com a água da piscina.

Ademais, também contamos com um podcast! Se você quer continuar conectado às notícias mas está com pouco tempo para ler, acesse aqui. O bate-papo na piscina Henrimar vai te ajudar a se manter informado.