Altas Temperaturas – Como lidar?

Este ano espera-se o verão mais quente desde que as temperaturas começaram a ser medidas em 1880, no Hemisfério Norte, ano em que o verão foi intenso e houve algumas mortes causadas pelo calor excessivo, sobretudo de idosos. A primavera já está com temperaturas acima da média, o verão será ainda mais quente, principalmente em cidades que são tipicamente quentes, como a cidade do Rio de Janeiro.

O Perigo da Desidratação

Em dias de muito calor, deve-se tomar cuidados com a saúde, isso porque as altas temperaturas causam a desidratação, que é a perda de água no organismo. Os principais sintomas são queda da pressão, tontura, confusão mental e perda da consciência. O ideal é consumir no mínimo 2 litros de água diários, sucos, chás ou água de coco, importante também é evitar as bebidas alcoólicas, que favorecem o processo de desidratação. Atenção deve ser redobrada para os idosos, pois o envelhecimento reduz a sensação de sede ocasionando mais problemas de desidratação.

Os dias quentes

Em dias quentes, outra condição que pode aparecer é a hipertermia, que é quando o calor pelo corpo excede a capacidade de dissipação. Esse problema pode ocorrer quando há exposição de sol excessiva, permanência durante longos períodos em ambientes abafados e sem ventilação ou o uso de roupas pesadas e abafadas em dias quentes. Nestas condições podem aparecer sintomas como náuseas, vômitos, suor e respiração intensas e câimbras, ou até mesmo AVC. Cuidado também com os choques térmicos, que podem ser ocasionados na troca de ambientes resfriados para os quentes.

O Sol é muito importante para a saúde, ele é responsável pela produção e absorção da vitamina D na pele, além de ajudar na prevenção e no tratamento dos sintomas da depressão e regulamentação do sono. A exposição deve ser cautelosa, respeitando os horários até as 10 da manhã e depois das 4 da tarde, sempre usando o protetor solar.

Fica a dica

Para evitar tais problemas em dias de calor intenso, diminua as atividades físicas, principalmente expostas ao sol. Use roupas leves, claras e frescas. Se o calor estiver demais, faça compressas com água gelada na nuca, pescoço e axilas, isso faz com a temperatura do corpo diminua. Beba muita água, soro caseiro e água de coco. Aproveite o verão sempre com cuidado para aproveitar bem!

Referências:
Site Minha Vida

Os comentários estão fechados.