Sol na piscina: SIM, ele pode atrapalhar sua diversão depois da construção!

13 de dezembro de 2017
Sol na piscina: SIM, ele pode atrapalhar sua diversão depois da construção!

Sem dúvida alguma o projeto é a parte mais importante da sua piscina. Mas, você já parou para pensar na relação do sol na piscina? Esse é um dos pontos que você deve pensar antes de projetar a sua piscina e nós reunimos alguns dados importantes no blog de hoje. Confira:

O sol importa, E MUITO!

sol na piscina
Esse é um detalhe que passa despercebido para muitos, mas que faz uma tremenda diferença depois da piscina instalada. Por isso, é necessário observar a posição em que a piscina será instalada, levando em conta a incidência do sol.
O ideal é que ela seja instalada na face norte do terreno. Ali, a incidência do sol é maior, mesmo no inverno. Por isso, na hora de fechar o seu projeto, tenha em conta esse detalhe.

Prédios e construções

Outro detalhe que pode atrapalhar seu banho de sol e sua diversão na piscina são os seus vizinhos. Não, não estamos falando dos vizinhos, vizinhos, mas sim das casas dos seus vizinhos. Calma, vamos explicar! Se você mora em uma área que seja cercada por prédios ou repleta de construções ao redor, pode ser que a incidência do sol no seu quintal – ou área externa- seja prejudicada devido a sombra que esses edifícios ou construções podem trazer.

E as árvores?

O ideal é que você prefira instalar a sua piscina em lugares que não possuam árvores de grande porte ou frutíferas, por exemplo. Elas causam desfolhamento e, com isso, a limpeza da água se torna mais frequente.
Mas se engana quem pensa que não é possível investir em uma área verde ao redor da piscina, através do paisagismo. Nós já te contamos como fazer isso sem prejudicar sua piscina, e você pode conferir aqui.

Norte, sul, leste e oeste: o que muda?

sol na piscina
Seja na construção da sua casa ou da sua piscina, antes de iniciar um projeto é necessário conhecer bem o terreno e analisar a interferência do sol (e das sombras). Por isso, os pontos cardeais são sempre analisados. Sim, aqueles da bússola mesmo.
O Brasil está localizado no hemisfério Sul, ou seja, é necessário basear-se pela orientação solar deste hemisfério.

Norte do Hemisfério – é onde os raios solares possuem mais incidência, ou seja, o ideal para construir sua piscina! No verão a posição do sol é mais alto que no inverno, garantindo que esses ambientes fiquem aquecidos, mesmo em temperaturas mais frias.

Ao Sul do Hemisfério – Definitivamente é o lugar onde você não deseja construir sua piscina. O sul é a parte que menos recebe sol durante o ano, sendo quase que inexistente durante o inverno e bem raro durante o verão.

Leste do Hemisfério – Aqui, a incidência do sol é grande pela manhã até ao meio do dia, dependendo da estação do ano. E na piscina, a gente quer sol o dia todo, né?

Oeste do Hemisfério – a face oeste geralmente permanece “isolada” do sol durante toda a tarde, recebendo os raios solares somente no período da tarde, o que até pode ser interessante para algumas regiões brasileiras, mas não o ideal para quem quer ter piscina o ano inteiro.

Na hora de projetar e instalar sua piscina, é preciso muito cuidado na escolha da empresa e de um profissional de confiança. A Henrimar tem quase 30 anos de experiência no mercado, além de profissionais altamente capacitados para a instalação de nossas piscinas. Acesse nosso catálogo e solicite um orçamento sem sair de casa, diretamente em nosso site!

Você merece uma Henrimar!

Você merece mais piscina em sua vida.