Quando preciso retrolavar a bomba da piscina?

2 de fevereiro de 2018
Quando preciso retrolavar a bomba da piscina?

Retrolavar a bomba da piscina é um processo que faz parte dos cuidados necessários para manter a piscina sempre limpa.

O processo é a lavagem do sistema de filtragem. Um filtro limpo opera com muito mais eficiência. Por isso, a sujeira que se acumula nele precisa ser retirada de tempos em tempos. Por isso, você precisa estar sempre atento à situação dos equipamentos.

A retrolavagem remove as impurezas do filtro, restabelecendo a sua capacidade de funcionamento. Esse procedimento funciona como uma filtragem reversa. Isso significa que, ao invés de entrar por cima da areia, a água passará por baixo. Assim, toda a sujeira que estava acumulada na areia irá direto para o esgoto.

Qual a hora certeza de retrolavar a bomba da piscina?

retrolavar bomba piscina

A limpeza do filtro deve ser feita regularmente por meio da retrolavagem. Além de garantir a qualidade da água da sua piscina, isso ajuda a prolongar a sua vida útil. A importância desse equipamento para manter a piscina sempre limpa é vital. É por meio do processo da filtragem que os detritos são retirados da água, evitando a proliferação de micro-organismos. Afinal, cuidar da saúde da sua família é o que mais importa.

Existe um sinal bem claro de que é o momento de você realizar a retrolavagem:
Se a água da piscina já não fica cristalina após a limpeza, provavelmente há sujeira acumulada no filtro. Isso acontece porque a água filtrada retorna para a piscina sem estar totalmente limpa.

Se você quiser ser ainda mais preciso, observe o manômetro. Este dispositivo do sistema de filtragem mostra a pressão interna do filtro. Quando utilizar o filtro pela primeira vez, marque com um lápis a posição do ponteiro no seu mostrador.
Se houver um aumento da pressão em 0,6 kgf/cm² em relação à inicial, é hora de fazer a retrolavagem. Ou seja, quanto maior a pressão, maior a necessidade de limpar o filtro.

Como fazer a retrolavagem?

retrolavar bomba piscina

Confira o passo a passo de como realizar a retrolavagem:

1. Desligue a bomba
Essa é a primeira etapa. Nunca mexa no sistema de filtragem sem antes se certificar de que os equipamentos estão desligados.

2, Coloque a válvula na função de retrolavagem
Acionando essa opção, a bomba irá funcionar de modo inverso, empurrando a sujeira do filtro para o esgoto.

3. Abra o registro de esgoto
Com a opção de retrolavagem acionada, é só ligar a bomba. Observe pelo visor e aguarde até a água que estiver passando pela tubulação ficar límpida.

4. Realize o enxágue
Nesta etapa, as impurezas que ainda estão suspensas na água serão eliminadas. Desligue a bomba e coloque a válvula na função “enxaguar”. Com o registro de esgoto aberto, ligue os equipamento novamente. Esse processo leva em torno de 30 segundos.

5. Retorne para a função de filtragem
Por fim, desligue a bomba e feche o registro do esgoto. Abra o cano de retorno da água, selecione a opção de “filtragem” e ligue novamente os equipamentos.

Pronto, agora você já pode usar a sua piscina com tranquilidade! A água estará limpa novamente e o sistema de filtragem novinho em folha.

A limpeza do filtro é parte da limpeza da sua piscina e não deve ser ignorada. Sem ela, os processos de aspiração e filtragem são menos eficientes. Isso significa que você gasta mais água e energia elétrica, e ainda sobrecarrega seu filtro.