Protetor solar na piscina: pode causar problema?

11 de janeiro de 2019
Protetor solar na piscina: pode causar problema?

Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrirem a facilidade com que a química da piscina é afetada negativamente. O protetor solar, que você usa para proteger sua pele, também tem efeitos sobre a água. E, quando você menos esperar, isso vai ficar aparente.
Em um estágio inicial, o protetor solar faz com que apareçam manchas de óleo na superfície da água. Depois de um tempo, ele reage ao cloro e aos outros produtos químicos presentes. Isso pode levar a um desequilíbrio químico. Fazendo com que a água fique turva. Além disso, não podemos esquecer que uma água desequilibrada pode também prejudicar e corroer o equipamento da piscina!
Como, então, podemos proteger nossas piscinas desse acúmulo desagradável de óleo, que pode levar a paredes pegajosas, água turva e também deixar os filtros sujos?

Como lidar com o Protetor Solar na sua Piscina

Em piscinas ao ar livre, não tem jeito mesmo. Precisamos usar protetor solar até mesmo nos dias nublados. O que resta, então, é preparar a água da sua piscina para que ela possa lidar com essa substância estranha e que prejudica tanto a água.

Tratamento com enzimas

Faça um tratamento com enzimas regularmente. Um aditivo de enzima de qualidade é ótimo para dissolver os óleos e outros ingredientes que estão presentes no protetor solar. Permitindo, assim, que eles sejam enviados para os filtros sem qualquer risco de entupimento.
Em dias em que a piscina foi muito usada, você precisará usar mais deste produto. Afinal, um dia agitado na piscina significa mais protetor solar na água. Colocar as enzimas antes da piscina ser utilizada é uma ótima ideia.

Filtração

Avalie sua filtragem e corrija qualquer problema caso seja encontrado. A filtragem adequada é essencial para que a água da sua piscina permaneça limpa. Para saber com detalhes sobre o filtro da sua piscina e sobre como ajustá-lo, visite nosso blog sobre filtração!

protetor solar piscina

Imagem: Shutterstock

Manutenção regular e adequada

A manutenção regular e adequada da sua piscina vai prevenir você de ter surpresas desagradáveis. Monitorar a química da água permite que sempre estejamos atentos às mudanças. Com isso, podemos repará-las antes que se transformem em um problema maior.
Mas se notar óleo em excesso na superfície ou uma sujeira preta acumulada nos cantos da piscina, no skimmer ou no filtro, feche a piscina temporariamente e faça um tratamento de choque. Também conhecido por supercloração. Certifique-se de esperar o número recomendado de horas e teste a água antes de voltar a entrar na piscina.

Outras medidas

Insista para que as pessoas esperem de 20 a 30 minutos após a aplicação do protetor solar antes de entrar na água. Nesse período, os óleos serão absorvidos pela pele. Com isso, a água não será tão prejudicada.
Instale também um chuveiro para que as pessoas tomem uma ducha antes e depois de entrarem na piscina. Isso vai retirar qualquer óleo residual. Lembre-se da importância de se utilizar protetores solares a prova d’água.

protetor solar piscina

Imagem: Shutterstock

Nunca deixe de usar protetor solar. Eles são importantes para prevenir o câncer de pele, ainda que possam causar danos à água. Monitore a água da piscina e transforme isso em um hábito e você não terá problemas.
Não estrague seu verão por causa de queimaduras solares ou porque a água da sua piscina está desagradável. Você pode usar seu protetor solar e se divertir. É só tomar os devidos cuidados para manter a água limpa.