Pele x Cloro: como proteger sua derme em um banho de piscina?

20 de dezembro de 2019
Pele x Cloro: como proteger sua derme em um banho de piscina?

No verão, a nossa pele costuma ficar mais queimada e também ressecada! Muitas pessoas costumam culpar o sol por tais problemas, no entanto, ele não é o único vilão a prejudicar nossa pele! Na verdade, o cloro presente nas piscinas – local onde vamos para amenizar o calor – também tem grande responsabilidade. Para te ajudar, preparamos um texto exclusivo ensinando como proteger sua pele do cloro. Veja bem!

O que o cloro pode causar na minha pele?

O cloro é uma substância usada na piscina para desinfetar a água e combater fungos e bactérias que possam existir ali. Apesar de servir para um bom propósito nesse contexto, ele é um produto químico que pode também afetar a nossa pele. Isso acontece porque, além de combater as bactérias da água, ele acaba também combatendo a camada lipídica presente na cútis humana. Como consequência, ocorre ressecamento, irritação e até mesmo coceira.

O que posso fazer para proteger minha pele do cloro?

Nesse calor, com certeza deixar de frequentar a piscina não é uma opção! Mas não precisa ficar preocupado, porque existem outras maneiras eficazes de cuidar da pele, para evitar o tão temido ressecamento!

Usar hidratante corporal

Na verdade, usar hidratante é um hábito que devemos ter em todas as épocas do ano. Porém, nessa época de muito sol e piscina, ele deve ser usado em proporções maiores.
Nesse contexto, o hidratante atuará na pele de maneira a restaurar o manto lipídico danificado pelo cloro. Dessa forma, a pele voltará ao seu estado de elasticidade e brilho originais.

Usar protetor solar

Sabemos que a pele deve ser protegida contra o sol também. Por isso, protetores solares com hidratantes podem ser uma ótima opção! Além de prevenir a incidência de raios UV sobre a nossa pele, ele também irá ser um ótimo aliado para manter a pele hidratada mesmo depois de tomarmos longos banhos de piscina.
Mas lembre-se: maneire no uso de muitos cremes e protetores antes de entrar na água, pois em conjunto com fluidos corporais (como o suor), podem afetar a qualidade da água da sua piscina.

Não tomar banho quente ou usar sabonetes adstringentes antes de entrar na piscina

Banhos quentes ou sabonetes adstringentes atuam retirando a proteção natural da nossa pele em pequenas quantidades. Sendo assim, quando tais fatores se juntam a um banho de piscina com cloro, o ressecamento pode piorar!

Tomar uma ducha assim que sair da piscina

Para retirar os resíduos de cloro do corpo, é essencial tomar uma rápida ducha assim que sair da piscina. Dessa forma, o produto químico será limpado da sua pele e deixará de causar danos nela!


Viu só como é fácil proteger a pele do cloro? Não deixe de colocar nossas dicas em prática!