Por que manter a piscina sempre limpa é bom para o ambiente?

9 de setembro de 2016
Por que manter a piscina sempre limpa é bom para o ambiente?

Não importa a época do ano, a piscina precisa estar sempre limpa. Algumas pessoas só se dão conta disso quando chega o fim de semana ou o feriado prolongado. Quem não gosta de uma piscina com águas bem limpas e convidativa para um mergulho? Apesar disso, algumas piscinas ficam totalmente abandonadas e com uma coloração esverdeada, após o inverno, e isso é um problema para você, para a sua saúde e para o ambiente.

O desperdício posto em cheque

Vivemos um tempo em que muito se fala sobre sustentabilidade, e o desperdício é uma pauta muito relevante à sociedade. Os problemas ambientais são temas recorrentes de noticiários, de conversas e também das piscinas. Recentemente, muitas cidades brasileiras sofreram com a crise hídrica, e cidades como São Paulo, tiveram que enfrentar um sério problema de abastecimento de água de sua população. Muitas pessoas passaram dias com as torneiras secas.

Dessa realidade, são tiradas conclusões e ações para reverter esse quadro. O desperdício e a falta de políticas públicas sobre a questão hídrica foram considerados os culpados da falta de água. A população teve que mudar alguns hábitos e repensar as atitudes em prol de melhorias para o meio ambiente. Algumas notícias, no entanto, trouxeram mais preocupações, como a antecipação do fim dos recursos naturais neste ano. E o que tudo isso tem a ver com a limpeza de sua piscina? Tudo.

Como limpar a sua piscina

Uma piscina limpa é mais que um belo convite para um mergulho, é sinal de preocupação com o meio ambiente. Quando se faz a manutenção das águas da piscina, ocorrem vários processos, entre eles a economia de água e de dinheiro.

Uma residência com 4 moradores gasta em torno de 22 mil litros de água mensais, segundo dados da Fundação PROCON. Com esse volume, é importante tomar algumas medidas sustentáveis, pensando no meio ambiente.

Você tem piscina? Então fique atento a essas dicas:

– Utilize capa térmica para diminuir a taxa de vaporização, o ideal é que ela seja utilizada sempre que a piscina não estiver sendo usada;

– O conjunto filtrante deve estar em perfeito estado. Desta forma, evita-se o desperdício de água e os resíduos. Também se recomenda que água seja filtrada 6 horas por dia.

– Também tenha em mãos um Kit de Limpeza, que contém aspirador e peneiras, que retiram os resíduos físicos da água, como folhas e sujeiras;

– Controlar o pH da água da piscina, assim como o cloro, ajuda a deixar a água longe de micro-organismos, como algas, bactérias e mosquitos transmissores de doenças como a Dengue e o Zika vírus. Para isso tenha sempre um estojo de testes, que verifica os níveis dos reagentes para saber se estão dentro do que é permitido.

– Utilize o conjunto de casa de máquinas, que já vem com as instalações elétricas e hidráulicas prontas, o que evita vazamentos!

Atitudes simples podem ajudar muito o meio ambiente. É sempre bom lembrar que a água é um bem essencial para a vida da Terra, é dever de todos cuidar para que não acabe.