Piscinas e suas histórias

4 de outubro de 2013
Piscinas e suas histórias

Que existem piscinas de fibra, vinil, de plástico e até de alvenaria, todos sabemos. Mas existem curiosidades sobre o mundo das piscinas que nunca sonhamos em saber.

Por exemplo, você sabe qual foi a primeira piscina do mundo? Provavelmente ela foi construída há três mil anos antes de Cristo, no Paquistão. Esta piscina, feita em tijolos, possui 12 metros por sete, e para seu acabamento foi usado uma selante a base de alcatrão.

Quem também fazia o uso de piscinas a muitos séculos atrás, eram os romanos. Eles possuíam piscinas privadas, ondem mantinham peixes também. Esta é uma possível explicação sobre a origem do nome, que é uma derivação derivado de “piscis”.

Mas como a piscina ganhou fama e passou a se tornar um objeto de desejo?

A popularidade das piscinas surgiu devido ao esporte natação, nos Estados Unidos. Com o final da Segunda Guerra Mundial, Hollywood teve uma publicidade especial voltada ao esporte, e um dos filmes que apresentou esse tema foi “Million Dollar Mermaid”, nele a atriz e nadadora, Esther Williams, transformou o artigo em algo luxuoso e desejável por todos.

Alguns anos depois as piscinas ganharam não só os clubes, mas as residências também.

O país Nova Zelandia ganha o titulo de lugar com mais piscinas se relacionado ao número de habitantes, são 4.000.000 de habitantes e cerca de 200.000 casas com piscinas e spas.

E a maior piscina do mundo? Ela está localizada no Chile, próxima à cidade de Algarrobo, na região de Valparaíso. Esta piscina fica no complexo turístico de San Alfonso del Mar e possui 900 metros de comprimento e até 35 metros de profundidade. Foram necessários cerca de 5 anos e mais de 1 bilhão de dólares para sua construção.

Outras curiosidade sobre as piscinas

As piscinas não precisam ser necessariamente apenas para o lazer, pratica de esporte ou exercícios. As piscinas também possuem outras finalidades, elas podem armazenar água ou ser parte de um tratamento de água.