Você sabe por que precisa ter uma barreira química na sua piscina de fibra?

12 de março de 2021
Você sabe por que precisa ter uma barreira química na sua piscina de fibra?

A procura por piscinas de fibra está associada a algumas praticidades importantes. Você sabe quais são elas? Podemos citar, por exemplo, a boa durabilidade, instalação facilitada, além, claro, do ótimo custo-benefício. E não é segredo para ninguém que elas vêm conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros. Mas antes de comprar, é preciso conhecer as características do produto. Afinal, com uma boa fonte de informações é possível evitar dores de cabeça futuras. Confira, a seguir, dados importantes antes de fechar negócio para aquisição de uma piscina de fibra. Uma compra bem planejada aumenta as possibilidades de felicidade!

O que é uma barreira química?

A barreira química é formada por uma camada química utilizada no processo de fabricação. É uma solução em gel com base de resina éster-vinílica que oferece maior proteção contra agentes deterioradores, protegendo assim, a fibra. Como estamos falando em um produto que fica constantemente em contato com a água, a durabilidade deve ser foco no processo de fabricação.

A proteção oferecida pela barreira está relacionada, principalmente, à osmose. Ou melhor, contra o seu aparecimento. A osmose é nada mais que a formação de bolhas de ar na “parede” da piscina. Elas podem, além de danificar a aparência estética, causar fissuras e interferir na resistência do produto a longo prazo. Ou seja, a durabilidade está diretamente ligada à qualidade de fabricação. Pois além da estética, o custo-benefício é essencial. Não queremos que o lugar de diversão se torne um gerador de gastos e problemas, né?

Cuidados com a fibra da piscina

As piscinas de fibra precisam de cuidados desde a escolha até a instalação. A existência da barreira química de fabricação é um ponto importante, mas não único. O local onde a instalação vai ser feita precisa ser adequado para evitar danificações no produto. Um terreno irregular ou instável pode gerar movimentação da piscina, causando fissuras ou rachaduras. O problema vai além da estética, nesse caso, já que vazamentos podem trazer dores de cabeça indesejadas.

Se o problema já apareceu, é importante buscar informações sobre a necessidade de reparos ou não. Com relação às fissuras ou às bolhas, busque um profissional e se informe o máximo possível sobre todas as questões envolvendo sua piscina de fibra. Além do mais, a garantia do fornecedor é essencial. Já que ao comprar um produto, as expectativas giram em torno do aproveitamento e do uso.

Importância da qualidade e da manutenção da sua piscina de fibra

Se tratando de fabricação, a qualidade é um dos atrativos. Afinal, um mergulho ou a permanência dentro da água precisa ser um momento de lazer e relaxamento. E, para isso, uma boa escolha é uma escolha inteligente. O tempo vai ser um inimigo constante de qualquer coisa. Mas é preciso que o seu produto esteja provido de mecanismos de prevenção contra agentes prejudiciais. Esses agentes podem estar ou não sob o nosso controle. Você pode escolher um produto em função exclusivamente do preço. Ou ainda pode combinar preço e qualidade, garantindo maior conforto e durabilidade.

A fabricação de uma piscina de fibra deve levar em conta os fatores aos quais ela será exposta. A barreira química garante maior resistência à formação de bolhas. Com isso, aumenta-se a longevidade do produto, preservando, também, a estética. Mesmo com a barreira química inclusa na produção, outros métodos podem ser utilizados para reposição dessa barreira. O gelcoat é uma forma de repor o gel da barreira. Esse processo consiste na aplicação de uma camada da barreira química sobre a estrutura do laminado.

Mesmo com uma boa e planejada escolha, a manutenção não é dispensável. É importante se atentar aos manuais do fabricante, lá estarão as características e formas de manuseio. Acompanhe todas as instruções disponibilizadas acerca da manutenção e limpeza de sua piscina de fibra. A barreira química é tão essencial quanto os cuidados que vem a seguir, conservando por maior tempo seu espaço de lazer e descanso. Já que tendo uma piscina particular, os usos ficam sob sua responsabilidade. Relaxar, distrair ou extravasar, o importante é atender às suas necessidades diárias.

Dicas indispensáveis

Para sintetizar, disponibilizamos algumas dicas importantes antes de consolidar a compra de sua piscina de fibra:

  • Conheça o fabricante;
  • Leia com atenção as orientações;
  • Escolha baseado nos usos pretendidos, já que cada finalidade exigirá um tipo de cuidado;
  • Faça os tratamentos devidos para boa manutenção da sua piscina.

E o principal: esteja atento antes de fechar negócio. A sua piscina de fibra precisa ser motivo de diversão nos dias quentes do verão. Adapte o modelo, o preço, o espaço de instalação, mas não abra mão da qualidade. Pode ser que você fique na mão depois. Ela pode ser uma grande aliada, mudando até mesmo a rotina da sua casa. Você pode ler mais sobre os benefícios dessa aquisição clicando aqui.