Cachorro na piscina: diversão, saúde e muitos pelos!

10 de novembro de 2017
Cachorro na piscina: diversão, saúde e muitos pelos!

Os pets já fazem parte da vida de muitas pessoas e ocupam um lugar especial nas nossas famílias. E já que são tão companheiros, porque não aproveitar os melhores momentos da vida com eles? E os melhores do momento do verão incluem você e seu cachorro na piscina!

Com a chegada do verão, os animais de estimação também sentem calor. Eles buscam se refrescar, para amenizar os efeitos da sensação térmica. Isso acontece especialmente com os que têm uma pelagem mais densa. Mas aí surge a dúvida: posso compartilhar a minha piscina com o meu cachorro? Há algum risco?

Nós te respondemos: é possível sim, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Antes de entrar com o cachorro na piscina

O primeiro ponto de atenção é sobre a saúde do animal. O seu cãozinho deve estar sempre limpo, vermifugado e com as vacinas em dia. Se você detectar a presença de pulgas, carrapatos, sarna ou mesmo feridas e secreções, não é indicado que eles entrem na piscina. Além da saúde, é necessário se atentar a outros detalhes ao incluir seu melhor amigo nas brincadeiras na piscina. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a garantir a diversão, prezando sempre pelo bem-estar do seu companheiro.

Dicas para o primeiro mergulho do seu cachorro

1. Vá com calma. Deixe o seu amigo entrar na água no seu próprio ritmo, sem apressá-lo. O indicado é que você entre junto com ele, para deixá-lo mais tranquilo.

2. Nunca force a entrada na piscina. Caso ele não tenha entrado de forma espontânea, é um sinal de que ele não quer. Se você insistir, o animal poderá ficar inseguro e resistir. Assim, ele pode não querer mais se aproximar da piscina, por associá-la a um perigo.

3. Prefira incentivá-lo com brincadeiras. A tentação de participar da diversão é mais eficiente do que a força, ao convidá-los para um mergulho.

4. A piscina deve contar com uma escada de fácil acesso. É importante que o seu pet consiga sair da piscina sozinho, sem precisar que você o retire. Isso também pode salvar a vida dele, no caso de uma queda.

5. Não é recomendado que você deixe o seu cachorro sozinho na piscina. Mesmo que ele saiba nadar, uma câimbra ou uma engasgada mais forte podem levá-lo a se afogar. Por isso, esteja sempre por perto!

6. Se possível, vista-o com uma coleira peitoral. Desse modo, você terá mais controle sobre os seus movimentos e poderá puxá-lo caso necessário. Mas atenção: não use um enforcador, pois ele pode se engasgar ao mergulhar.

7. Comece devagar. A ideia é que o animal se acostume com a água, pois ele precisa de tempo se adaptar a esse novo ambiente.

É importante seguir essas dicas para que a diversão não dê lugar a medos e traumas. Fique sempre atento aos sinais que o seu pet esboça. Além disso, após a diversão, você deve dar um bom banho em seu cachorro para retirar o cloro do pelo.

Benefícios da natação para o cachorro


Assim como proporciona uma série de benefícios para o seu humano, a natação também contribui para a saúde do seu pet. Além de ser um ótimo exercício para combater a obesidade, ajuda a fortalecer os músculos e o sistema respiratório do seu bichinho. Então, se você estiver procurando por um exercício para seu cachorro, já encontrou! A natação oferece ao seu animal tudo o que ele precisa para crescer forte, saudável e com muita disposição. Ensiná-lo a nadar é uma das melhores formas de garantir isso, além, é claro, de ser um momento de diversão garantida.

Como garantir que a água da minha piscina continue limpa?

O skimmer da Henrimar é uma maneira simples e prática de deixar a água da sua piscina sempre limpa. Esse equipamento foi desenvolvido para eliminar toda sujeira superficial que fica suspensa na água. Por boiarem, essas sujeiras nem sempre são removidas no processo de filtragem. Algumas delas são: folhas, insetos, manchas de óleo bronzeador e pelos de animais. Além disso, também serve com ladrão para evitar o transbordamento da água da piscina.

Agora que você já sabe como se divertir com segurança, é só aproveitar e curtir a sua piscina com toda a família reunida, incluindo seu melhor amigo!