Os cuidados e a preparação da piscina para o verão

20 de setembro de 2013
Os cuidados e a preparação da piscina para o verão

cuidados com a piscina

Todos que têm piscina, ou pretendem ter,  devem saber que precisam tomar cuidados  com ela durante todo o ano, embora existam épocas de maiores cuidados, como no inverno e outono, que está se despedindo para a chegada da primavera.

Manter uma piscina limpa e cristalina é essencial, afinal a água imprópria pode favorecer a transmissão de doenças infecciosas como, hepatite, conjuntivite e otite, e em casos extremos de descuido, de dengue. Mas não deve ser só a qualidade da água o objetivo dos cuidados permanentes, mas  também o fato de baratear  a manutenção e diminuir o gasto com produtos químicos durante o verão.

Dependendo do tamanho da sua piscina, é ideal que faça a limpeza duas vezes por semana. Apesar de algumas limpezas poderem ser realizadas com máquinas, outras dependem de um piscineiro ou de alguém responsável pela limpeza manual, como a aspiração do fundo da piscina  e retirada de folhas , bichos e insetos com a peneira, mais a filtragem feita com a bomba ,  fundamental para garantir que os produtos químicos adicionados à água sejam bem misturados.

Lembrando que o tratamento químico é a parte final e serve para manter a água da piscina saudável e cristalina. Outros detalhes a serem levados em conta é a cloração na medida certa que equilibra o PH da água e assegura que a água esteja apropriada para uso, e o uso de produtos algicidas e floculantes.