Natação e saúde: exercícios para aquecer o corpo antes de mergulhar!

28 de julho de 2017
Natação e saúde: exercícios para aquecer o corpo antes de mergulhar!

A gente sabe que, mesmo no inverno, é quase impossível resistir a uns mergulhos de vez em quando. Mas a gente também sabe que o friozinho dá aquela desanimada de sair debaixo do edredom, né? A solução para isso é mais simples do que você pensa: exercícios!

Sim, esse é o segredo para encarar sua piscina, mesmo nos dias mais frios. No blog de hoje você vai descobrir como se aquecer antes de entrar na água e também como fazer isso dentro dela.

Você já deve estar cansado de tanto a gente falar dos benefícios que esporte + água trazem para o seu corpo. Além de ajudar no sistema cardiorrespiratório e circulatório, exercícios aquáticos não possuem impacto, o que diminui muito o risco de lesões.

Aquecer é diferente de alongar!

Enquanto aquecer consiste em movimentos repetitivos que visam aumentar a temperatura do corpo e aumentar a circulação sanguínea, o alongamento busca a elasticidade do músculo, ajudando a reduzir dores musculares através de movimentos mais lentos. Enquanto o aquecimento lubrifica as articulações e previne possíveis lesões, o alongamento ajuda na recuperação dos músculos após a atividade física.

Reunimos abaixo alguns dos aquecimentos que você pode fazer antes de cair na água:

  1. Rotação dos ombros para frente com apenas um braço.
  2. Rotação dos ombros para trás com apenas um braço.
  3. Rotação dos ombros para frente usando ambos os braços.
  4. Rotação dos ombros para trás usando ambos os braços.
  5. Elevação lateral dos braços.
  6. Elevação dos braços alterando: um para frente e outro para trás.
  7. Músculos atrás das pernas: Com as pernas ligeiramente abertas, flexione o corpo para a frente, tentando tocar com as pontas dos dedos nos pés.
  8. Posteriores da coxa e pé: posicione-se em pé em frente a um banco a ao lado de um móvel ou estrutura onde possa se apoiar. Com uma das mãos na cintura e a outra na estrutura de apoio, colocar um dos pés em cima do banco, estendendo ligeiramente o joelho da perna de apoio.
  9. Repita o exercício acima, agora com o pé flexionado.
  10. Aquela corridinha em volta da piscina também funciona. Mas cuidado para não escorregar, ok?

Todos esses exercícios podem ser repetidos dentro d’água, inclusive a corrida! A água gera resistência ao músculo, deixando o corpo mais definido e sem muito esforço.

E não esqueça a respiração durante os exercícios! Controle a respiração, inspirando e expirando todo o ar que conseguir. Isso ajuda no relaxamento e tornam os exercícios mais eficientes.

Pronto! Agora que o corpo já está aquecido é só cair dentro da sua Henrimar. Calma, você ainda não tem uma? Então acesso nosso site e conheça nossos modelos. Um deles com certeza vai ganhar seu coração.