Motivos para levar seu cão para a piscina

27 de dezembro de 2017
Motivos para levar seu cão para a piscina

Se você tem um amigo de quatro patas, sabe que não é só gente que adora poder se refrescar nesse calor! Seu cachorro na piscina, diferentemente do que muitos pensam, pode sim garantir muita diversão.
O blog de hoje reuniu algumas dicas para você levar o seu melhor amigo para água, mas com todo o cuidado!

Quais os riscos de dividir a piscina com meu cachorro?

cachorro na piscina

Muitos se perguntam quais os riscos de dividir o banho de piscina com os amigos caninos. Quais os riscos para a saúde? A água será prejudicada? E o cachorro? A água traz algum risco para ele?
Para muitos pode parecer estranho, mas na hora do seu cachorro cair para dentro da água, os procedimentos são bem parecidos ao do ser humano.
O primeiro passo é fazer uma visita ao veterinário, para que ele possa avaliar a saúde do bichano. Também é muito importante que eles estejam devidamente vacinados e vermifugados.

Como garantir a segurança dos animais?

cachorro na piscina

Ainda que os animais tenham um instinto natural de nado, nem todos eles sabem nadar. Por isso, uma opção é cobrir ou cercar sua piscina (isso também ajuda a evitar acidentes com as crianças!). Outro passo importante é ensinar o seu cãozinho a entrar e sair da água, se essa for a primeira vez dele. Assim como as crianças, não os force a entrar na água! Deixe que a diversão o convide para que depois vocês possam se divertir juntos.

Depois do mergulho, é hora do banho!

O cloro é um aditivo utilizado no tratamento da água da piscina. Por isso, depois do mergulho, é necessário retirar o excesso do produto da pele – e do pelo do cachorro! O ideal é usar um shampoo para cachorros e utilizar água corrente. Depois do banho, é hora de deixar seu amigo bem sequinho! Aí vale aquele velho truque do secador de cabelo, sabe? Lembre-se de dar uma atenção especial as orelhas, para se certificar que a água não ficou acumulada ali e evitar o risco de causar otite.

Hora de mergulhar sem traumas!

cachorro na piscina

Anote essas dicas para garantir a diversão do seu companheiro de quatro patas, sem traumas:

Nunca jogue o animal diretamente na água! Os bichanos também sentem medo e é preciso calma e paciência. Tudo o que não queremos é que ele crie trauma da água, né?

Seu cachorro tem um brinquedo favorito? Então que tal levá-lo para a água? Isso irá estimular a atividade dentro da água e ajudar o seu cão a se exercitar;

Não deixe seu cão sozinho na piscina! Cães também podem ter cãimbras ou diversos outros problemas que podem levar ao afogamento;

Atente-se ao horário! Evite a piscina em horários que os raios solares estão muito quentes. O sol em exagero pode deixar os cães mais cansados e irritados;

Não esqueça o protetor solar! Sim, os bichanos também devem usar um protetor recomendado, especialmente no focinho;

Utilize as escadas ou prainhas. Elas são ótimas para começar a ambientar seu cão a água e a piscina e o ajudam a ganhar segurança na água;

Deixe que ele decida entrar na água. Você pode ajudar a encorajá-lo, mas nunca forçar seu cão a entrar na água. Se não, a experiência que deveria ser produtiva e divertida, se torna traumática e perigosa.

ATENÇÃO!

Infelizmente, algumas raças precisam ficar longe da piscina! Parece brincadeira, mas não é. Algumas raças simplesmente não conseguem nadar, e isso se deve ou a sua cabeça grande demais para o corpo ou as patinhas curtas. Raças como a do buldogue francês ou inglês, pugs, bulltterrier, boxer, basset hound e dachshund são algumas raças que são anatomicamente incompatíveis com o nado, por exemplo.
Contudo, nem tudo está perdido! Existem algumas maneiras de fazer com que o seu cão aproveite a água com segurança. Já existem marcas que comercializam coletes salva-vidas para os caninos, para eles poderem aproveitar a água também.

Mas lembre-se: antes de qualquer coisa, fale com seu veterinário!

Agora que você já sabe que piscina é garantia de diversão para a família inteira- até para os cachorros – que tal adquirir uma Henrimar? São quase 30 anos de tradição no mercado, garantindo produtos de qualidade e com garantia. Acesse nosso site e confira nosso catálogo e coloque mais piscina em sua vida!