Melhores opções para compor a iluminação da sua área externa com piscina

29 de janeiro de 2021
Melhores opções para compor a iluminação da sua área externa com piscina

Parece óbvio que o seu quintal precisa de luz, certo? Mas muitas pessoas esquecem que a iluminação também é um elemento de decoração. Não se trata apenas de uma característica funcional. Ela também pode ser bonita. Especialmente se a iluminação está em uma área externa com piscina como a sua!

Confira a seguir algumas dicas para iluminar seu quintal com estilo.

Iluminação de área externa com piscina: a própria piscina não pode ficar de fora!

O principal ponto da iluminação da sua área externa com piscina é, obviamente, sua piscina. Portanto, antes de mais nada, precisamos pensar em como deixá-la bem iluminada. É verdade que você não precisa, necessariamente, iluminar dentro, na área onde fica a água, mas seria um desperdício, não seria?

Um dos efeitos mais belos que se pode obter com uma iluminação de área externa é fazer uso da própria piscina. A água, combinada com a luz, transforma o seu quintal por completo — e ainda torna possível mergulhar durante a noite de uma forma mais segura.

Sendo assim, para isso, nós recomendamos o uso de refletores de led. As lâmpadas incandescentes podem até ser uma opção, mas não é novidade que elas duram pouco e consomem mais energia. Ao contrário do led!

Iluminação de área externa para o espaço ao redor da piscina

iluminação área externa piscina

Agora, vamos pensar no restante do quintal. A iluminação dos jardins, por exemplo, precisa ser feita considerando toda a vegetação que compõe o espaço. Então, se você tiver belas árvores que deseja destacar, a iluminação deve ser direcionada a elas. O mesmo serve para plantas menores. Só tome cuidado para não exagerar!

Porém, não é apenas o jardim que merece destaque. A iluminação para a sua área externa com piscina também pode acentuar outros pontos de interesse no ambiente, como algum item de decoração, ou um espaço em específico, como um pergolado ou uma área onde as pessoas costumam se reunir para comer, conversar, etc.

Vejamos algumas opções belíssimas de luminárias:

  • Pendente: luminárias que são fixadas e, como o próprio nome indica, ficam pendentes no teto. Há uma variedade imensa de pendentes para se escolher, de forma que é impossível não encontrar um que você goste e que combine com seu quintal. Estilos ecléticos, vintages, industriais, clássicos. Em materiais de bambu, madeira, plástico, metal… Enfim, você está livre para abusar da criatividade!
  • Arandela: essa é outra ótima opção de iluminação para a sua área externa com piscina. Essas peças são fixadas diretamente nas paredes (veja imagem acima) e podem projetar luz para baixo, para cima, ou para ambos os lados. Assim como o pendente, a arandela também está disponível em uma variedade incrível de opções!
  • Mini-postes: como postes pequenos, esse tipo de iluminação reflete diretamente a claridade no chão onde é colocada. Os mini-postes de cor mais clara são ideais para pisos mais claros. E os de cor escura, da mesma forma, são ideais para áreas mais escuras, como gramados e pisos de mesmo tom.

Esperamos que tenha gostado das dicas de decoração usando iluminação na sua área externa com piscina! Agora você pode deixar seu quintal mais bonito e seguro mesmo quando está de noite!