Quais os cuidados uma grávida deve ter com piscinas?

20 de março de 2020
Quais os cuidados uma grávida deve ter com piscinas?

Quando se é mãe de primeira viagem, é normal existir uma enxurrada de dúvidas e inseguranças. Afinal, muitos hábitos precisarão ser mudados e novas práticas adquiridas. Tudo para zelar pelo bem estar e conforto do bebê. No entanto, é sempre válido destacar que gravidez não é sinônimo de doença. Isto é, a gestante pode sim realizar muitas atividades! Só precisa tomar maiores cuidados e precauções. Pensando nisso, montamos este blog, com o intuito de ajudar você, mulher grávida, a entender quais pontos você precisa se atentar para aproveitar a sua piscina de forma consciente e sem riscos. Acompanhe!

Os benefícios da hidroginástica:

Você sabia que a hidroginástica pode ser bastante enriquecedora dentro do período da gestação? Ela traz inúmeras vantagens à mulher. Dentre as quais podemos destacar o controle do peso e o alívio do desconforto. Claro que, antes de aderir à hidroginástica, é essencial você consultar o seu obstetra. Pois só a partir da autorização dele será possível realizar os exercícios. Caso desejar, acesse esse link para conhecer com mais detalhes os benefícios dessa atividade física!

Mas não pense que a piscina da sua casa, por si só, também não pode proporcionar um momento proveitoso para você! Não se esqueça que um bom banho de piscina é extremamente relaxante. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados. Já que ninguém quer que esse momento prazeroso se transforme em uma enorme dor de cabeça.

O que uma grávida precisa saber para curtir com saúde um banho de piscina:

  • Cuidados ao entrar e sair:
    Como é de se supor, não é recomendado que você se jogue ou pule dentro da piscina. Nem realize mergulhos profundos. A melhor opção é sempre utilizar a escada de acesso. Ademais, é interessante sempre se manter ao redor das bordas. Pois isso irá te proporcionar maior segurança em um eventual mal estar que possa vir a acontecer;
  • Roupa úmida por muito tempo:
    Depois de se refrescar na piscina, já providencie a troca do vestuário de imediato. Visto que ficar com trajes molhados por um longo período pode favorecer para que você contraia infecções. Como a candidíase, por exemplo;
  • Se proteger do sol:
    As grávidas devem evitar a exposição em demasiado aos raios solares. Isso porque a pele da mulher, durante esse período, fica mais fragilizada. E, por conta disso, a incidência de manchas no rosto ou braços, principalmente, pode aumentar. Por isso, use e abuse de protetor solar e chapéu. Sempre fique o máximo possível na sombra. Isso também contribuirá para que você não sinta o seu corpo inchado;
  • Ingestão de líquidos é indispensável:
    Nesse calor, um grande mal que aflige as grávidas é a oscilação da pressão arterial. Uma excelente dica é ingerir bastante água. Pois o líquido contribuirá para manter a sua pressão estável. Inibindo, portanto, que você sinta algum mal estar repentino. Por isso, lembre-se! Nunca fique tempo significativo dentro da piscina sem se hidratar constantemente!
  • Manter a qualidade da água segura:
    Uma água limpa e bem tratada é de suma importância para qualquer banhista aproveitar a piscina com segurança. Com as gestantes, não poderia ser diferente. Muito pelo contrário! Uma vez que a gestação acaba por afetar a imunidade da mulher. E, ao entrar em uma piscina com água não tratada, pode aumentar significativamente a probabilidade de você ser contaminada por algum vírus ou bactéria. Que, se não tratada, pode ser prejudicial à sua saúde ou a do bebê.

Em caso de dúvidas pense que o mais adequado é utilizar o bom senso! Nada de realizar movimentos bruscos. É melhor sempre prevenir do que remediar, certo?

Perceba que um dos principais fatores que merece receber atenção especial é a qualidade da água. Porque se ela estiver devidamente tratada e com a sua limpeza em dia, já é mais do que meio caminho andado para você poder curtir a sua piscina! Então, sempre tenha à mão os melhores produtos e equipamentos para deixá-la impecável! Uma grande empresa, conceituada no ramo, é a Henrimar! Ela tem de prontidão tudo o que você precisar para realizar a devida manutenção da sua piscina! Curta sua gestação com segurança e prazer. A Henrimar terá a enorme satisfação de contribuir para esse momento.