É possível pegar alguma doença de piscina malcuidada?

7 de fevereiro de 2020
É possível pegar alguma doença de piscina malcuidada?

A resposta é sim, com toda certeza é possível pegar doença de piscina malcuidada! E a propensão aumenta consideravelmente nos meses de calor. Já que é o período que mais utilizamos a piscina. Sendo assim, a sua manutenção não é importante somente por conta da questão estética. Mas também para evitar a proliferação de microrganismos que podem vir a nos causar doenças.

Então, se você quer curtir o verão numa boa, algumas medidas serão essenciais para evitar que fungos, bactérias e vírus se desenvolvam. Lembre-se: eles adoram ambientes quentes e úmidos! Todo cuidado é pouco, afinal, você não quer ficar doente logo agora, não é mesmo?

É muito comum ouvirmos pessoas após o banho de piscina reclamarem que seus olhos estão ardendo. Provavelmente isso está acontecendo porque o cloro reagiu aos vestígios de urina ou suor que ficaram na piscina. Contribuindo para a formação de um composto químico conhecido como cloramina, que provoca essa irritação.

Se você estiver com baixa imunidade e ficar muito tempo no sol, exposto à umidade e ao calor, pode ter grandes chances de adquirir, dentre outros problemas, as doenças a seguir:

    • Molusco contagioso: é uma infecção viral que causa pequenas bolhas em toda a pele;
    • Candidíase: infecção causada por um fungo que afeta principalmente a região genital;
    • Pano branco: também ocasionada por fungo, contribui para o aparecimento de manchas brancas na pele.

      O que posso fazer para deixar a minha piscina sempre com aspecto saudável e evitar qualquer tipo de doença de piscina?

De maneira objetiva: não deixar a água da piscina sem tratamento. Todo mundo sabe que água parada, além de contribuir para o aparecimento de bactérias, também favorece a presença do mosquito da dengue. Então, de maneira geral, sempre utilize aspiradores, filtros e produtos químicos para manter a sua piscina impecável.


Outras dicas importantes para você: não compartilhar da mesma toalha de banho, não ficar muito tempo com roupas molhadas e se secar muito bem!

Seguindo todas essas recomendações, você aproveitará o verão e a sua piscina sem doença nenhuma. Se quiser saber mais sobre os produtos e equipamentos adequados para a limpeza da sua piscina, você pode contatar a Henrimar. Temos certeza que você encontrará tudo o que precisa para realizar a manutenção adequada da sua piscina.