Páscoa sem culpa? Mesmo com chocolate e bacalhau: é possível sim!

A Páscoa já está batendo na porta e é de se esperar que muitas geladeiras já estejam repletas de ovos de páscoa e vários chocolates.
Aí você pensa: tudo bem, se fosse só o chocolate… mas não, também existe a famosa bacalhoada em família.
Mas calma, no blog de hoje a gente conta como aproveitar todas essas delícias de páscoa sem se sentir culpado na segunda-feira.

Chocolate: vilão ou herói da páscoa?

Chocolate é considerado por muitos o grande vilão da dieta. Contudo, não é bem assim quem as coisas funcionam. Ele também pode ajudar em alguns processos, como na circulação sanguínea, por exemplo. Isso porque ele contém uma substância chamada epicatequina, que auxilia na prática de exercícios físicos e diminui a fatiga.
Mas anote aí: os chocolates contém muito açúcar e manteiga, principalmente o chocolate branco, por isso o ideal é optar por aqueles que possuem mais cacau e menos gordura. Quanto mais escuro o chocolate, mais benefícios ele traz!
O cacau é rico em flavonoides, epicatequina e ácido galáctico, antioxidantes que ajudam a combater os chamados radicais livres. Na antiguidade, algumas civilizações astecas utilizavam o cacau no tratamento de doenças vasculares, gastrointestinais e do sistema nervoso.

O segredo é não exagerar – na páscoa ou em qualquer época do ano!

Consumido de forma moderada, o chocolate pode ser um grande aliado depois das atividades físicas. Isso porque eles auxiliam no metabolismo através de substâncias como a cafeína e a teobromina, presentes em sua composição.

Mas, e o bacalhau?

Na páscoa, ele é indispensável na mesa de muitas famílias. E isso é ótimo!
O consumo regular de peixes ajuda na memória e na concentração, previne doenças cardiovasculares e possui ação anti-inflamatória graças à presença do ômega 3.
O bacalhau é considerado um peixe magro, rico em ácidos graxos, proteínas, minerais e vitamina B. Essa combinação ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico e atua na prevenção do câncer.
Peixes no geral também são ricos em vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos e previnem a osteoporose e a anemia. Além disso, a presença de ferro, alguns nutrientes e vitaminas do complexo B12 ajudam a manter a saúde das células sanguíneas.
Então, está liberado aproveitar a Páscoa com muito peixe e chocolate, mas sempre com moderação.

Comeu muito? Exagerou? Com a Henrimar, não tem problema!

Mesmo sabendo de todos os nutrientes destes alimentos típicos da páscoa, o exagero nunca é recomendado!
Caso não tenha conseguido se segurar nas delícia, não é caso para desespero. Sua Henrimar é uma aliada na perda destas calorias acumuladas no feriado. Já falamos aqui no blog sobre alguns exercícios a fazer na sua piscina.
Também está liberado aquele chocolate depois da natação e dos exercícios para recarregar as energias.
A equipe Henrimar deseja a todos uma FELIZ PÁSCOA!

Os comentários estão fechados.