O inverno convida para se aquecer com caldos e sopas!

 

O inverno 2016 trouxe ao Brasil um friozinho que há tempos não se via por essas terras. As temperaturas chegaram a níveis negativos em algumas regiões, a ponto de serem comparadas ao norte da Europa e a seu frio congelante. Mas, nós temos a receita infalível para mandar embora o frio: caldos e sopas.

As sopas e os caldos são valiosas fontes de proteína e carboidratos, contudo são indicados apenas para uma refeição do dia, isso porque para uma nutrição saudável, é necessário variar o cardápio. Outra dica dos nutricionistas é quanto ao horário de consumo, dê preferência pelo jantar. Por se tratar de uma refeição leve, geralmente os legumes são cozidos e ficam com as fibras mais solúveis, facilitando a digestão e ajudando no sono noturno.

Sabe os caldos industrializados? Eles são práticos – isso não há como negar. Mas… é melhor não utilizá-los! A quantidade de sódio e de gordura presentes nesse tipo de produto, contribui para o aumento da pressão arterial e incidência de doenças crônicas. Os temperos naturais como cebolinha, cebola, salsinha, alecrim, alho e etc. estão liberados. Também, fique de olho na quantidade de óleo, nada de exageros!

Anote algumas receitas, nham nham!

Cada temporada tem seus alimentos, no inverno dê preferência à abóbora japonesa, abobrinha brasileira, batata doce, cará, cogumelos, ervilhas, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha. Para as verduras: agrião, brócolis, espinafre, louro, mostarda, moyashi, rabanete, nabo. Dos cereais o milho verde está liberado. A vantagem de optar por esses alimentos está na qualidade e no preço. Vamos a algumas receitinhas?

Sopa de ervilha

Para a sopa de ervilha você irá precisar de:
300 g de carne bovina,
1 1\2 xícara de ervilha partida,
3 batatas em cubos,
1 cenoura em cubos,
1\2 cebola,
1 dente de alho,
2 colheres (de sopa) de salsinha picada,
1,5 litro de água,
Sal e azeite a gosto.

O modo de preparo é simples: primeiramente, em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne e deixe dourar. Logo após, coloque a água juntamente da ervilha, deixe cozinhar durante 15 minutos em uma panela de pressão. Após esse tempo, deixe a panela esfriar e sair a pressão. Acrescente os legumes picados. Cozinhe por mais 5 minutos ou até que os legumes fiquem macios. Tempere com salsinha e sal.

Caldo de abóbora e espinafre

Anote os ingredientes:
1kg de abóbora japonesa (cabotiã) descascada e sem sementes, cortada em cubos,
1 cebola,
um maço de espinafre,
sal e azeite.

Modo de preparo: Inicialmente, refogue a cebola e a abóbora no azeite. Depois, coloque água fervendo sobre a abóbora até cobrir os ingredientes. O tempo de cozimento após a pressão é de aproximadamente de 15 a 20 minutos. O ideal é que a abóbora esteja desmanchada e fique cremosa. Quando levantar fervura, acrescente o espinafre cortado.

Há uma variedade incrível de combinações, vale a pena deixar a imaginação fluir e bom apetite!

Os comentários estão fechados.