Desvendando o Dia da Toalha

25 de maio de 2018
Desvendando o Dia da Toalha

Você deve estar se perguntando o que é o dia da toalha de que tanto estão falando por aí. Provavelmente vai ser pego de surpresa quando descobrir. Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, encontrou usos inimagináveis para toalhas em seu livro. É, sem dúvidas, bem divertido. Não entendeu ainda? Vamos explicar.

O que é o Dia da Toalha?

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma série de ficção científica de 5 livros que conta as aventuras de Arthur Dent, junto de seus companheiros, pela galáxia.
O dia 25 de maio foi o dia escolhido pelos fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias como o dia da toalha em memória ao autor da série. Adams faleceu em 2001. Seus fãs queriam homenageá-lo de alguma maneira. Nada melhor do que fazer isso de um jeito engraçado. Afinal, a série fascinou e divertiu muitas pessoas mundo afora.
Inclusive com suas muitas utilidades para uma simples toalha.
O dia escolhido não tem um significado especial. Não está relacionado aos livros e nem ao autor, que faleceu no dia 11 de maio. Os fãs da série tiveram muito trabalho até tomar a decisão final. E o dia escolhido foi o 25. Um dia totalmente aleatório (duas semanas depois do dia 11).
Mas acabou sendo ideal para se comemorar o dia da toalha. Quem conhecia Adams sabia que não havia coisa que ele prezasse mais do que a aleatoriedade!

De onde veio o Dia da Toalha?

E como um bom guia, o primeiro livro passa nada mais nada menos do que 1 página inteirinha descrevendo os usos para uma toalha. Um objeto complexo. Não há como questionar. Ficou curioso?
Para um mochileiro que viaja entre as estrelas, a toalha é uma das mais úteis ferramentas. No dia da toalha a gente aprende que:

  • “você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla;”
  • ”pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;”
  • ”pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;”
  • ”você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;”
  • e a gente também pode, é claro, “enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa”.

Sábias palavras de Douglas Adams. Lembrando que esses são apenas alguns de seus usos.
No dia da toalha a gente também aprende que existe um guia espetacular para se ler e dar partida em uma viagem inesquecível pelas estrelas.

O Dia da Toalha para futuros fãs

Dia daToalha

Imagem: Shutterstock

A toalha também é bastante útil neste mundo em que vivemos. Não é a toa que Adams escreveu uma página cheia com suas utilidades. Ainda que para além do planeta terra.
No dia da toalha, em memória a Adams, seus fãs carregam uma toalha durante todo o dia. Agora, se você ver alguém no dia da toalha, 25 de maio, carregando uma por aí, já sabe o porquê.
Mas para aqueles que ainda não conhecem a série, a toalha tem usos mais modestos. Nos enxugarmos com ela é o mais comum, naturalmente. Depois de tomar um banho ou nadar na piscina. Deitar sobre ela para tomar um sol… Se estiver um pouco frio, quem sabe podemos também usá-la como agasalho? As possibilidades são imensas! Mas alertamos para o uso de toalhas molhadas em outras pessoas. Como Adams bem sabe, costuma funcionar…
Enfim, aproveite o seu dia como puder e desejar.
Tenha um feliz dia da toalha!