Decoração e piscina: quais as melhores plantas para compor seu quintal?

8 de janeiro de 2021
Decoração e piscina: quais as melhores plantas para compor seu quintal?

O segredo para ter uma bela decoração junto à piscina com um jardim é escolher plantas fortes, que sejam fáceis de manter e que não causem muita sujeira. Afinal, a água da sua piscina precisa estar bem balanceada com seus químicos. E qualquer coisa de fora pode prejudicar isso — inclusive folhas e pétalas. Por isso, é importante pesquisar bem antes de começar a colocar um projeto de jardim em prática.

Neste blog, te daremos algumas dicas, além de também fazer algumas sugestões que você vai adorar!

Ao fazer a decoração ao redor da sua piscina, evite plantas:

  • com folhas pequenas, pois elas tornam a limpeza da piscina bem mais difícil do que precisa ser;
  • caducifólias, ou seja, plantas que perdem suas folhas em determinada época do ano;
  • com raízes agressivas, já que isso pode comprometer a estrutura da piscina. Por isso, o recomendável é não escolher plantas com raízes fortes e profundas;
  • sem espinhos, pois quando se está na piscina, as pessoas costumam relaxar e não prestar muita atenção aos seus arredores. Então se machucar com os espinhos seria um risco, principalmente para as crianças;
  • frutíferas, que por si só causam bastante sujeira, além de atrair passarinhos, que podem deixar fezes ou restos de frutas pelo local.

Agora vejamos, a seguir, algumas sugestões de plantas para a decoração da sua piscina!

Bananeira (Musa)

As Bananeiras são típicas de um clima tropical e, claro, perfeitas, também, para a decoração da sua piscina. Porque além de proporcionar um ambiente típico de verão, elas também possuem folhas longas e largas. Isso significa que não serão um problema para a limpeza do seu jardim.

As Bananeiras são plantas perenes herbáceas de rápido crescimento, mas podem perder suas folhas facilmente caso não estejam protegidas do vento. Por isso, uma dica é colocá-las perto de uma parede ou de uma cerca! Assim podem ser mantidas com sua aparência tropical e belíssima para a sua área externa por mais tempo.

Echeveria (Crassulaceae)

Suculentas são maravilhosas para jardins de pedras e são bem resistentes à seca. É também uma ótima alternativa fazer uma mistura entre vários tipos. Aqui citamos a Echeveria, mas há diversas possibilidades para colocar a criatividade em prática. Com suculentas menores, tais como a Aeonium e a Sedum, ou com suculentas maiores, como a Yucca e a Crassula.

Além disso, você pode misturar as gramíneas ornamentais (temos um exemplo mais a frente ainda neste blog), de modo a criar um jardim super atraente e que combina baixa manutenção!

Helicônia (Heliconia rostrata)

decoração piscina

Imagem: Shutterstock.

As Helicônias também são conhecidas como Caeté ou como Bananeira do mato. E elas possuem folhas que realmente parecem com as de uma Bananeira, podendo chegar a até 3 metros de altura. Mas diferente das Bananeiras, elas contam com hastes coloridas em tons marcantes, com variações entre vermelho e amarelo. Por isso, se não estivéssemos tão acostumados com cenários praianos acompanhados de Bananeiras, poderíamos dizer que a Helicônia é quem tem o verdadeiro espírito tropical, não concorda? Então não temos dúvidas de que ela seria perfeita para a decoração que acompanha a sua piscina.

Dragoeiro (Dracaena draco)

Outra sugestão é o Dragoeiro, uma planta nativa das Ilhas Canárias e que é bastante escolhida para ornamentação. E já adiantamos que ela cresce em um ritmo muito lento, é verdade, mas pode chegar a 20 metros de altura quando adulta. Só que isso demora para acontecer, então, geralmente, quando mais jovem, é cultivada em vasos e dá uma aparência incrível ao seu jardim.

Além disso, o Dragoeiro é muito resistente a climas mais secos. Ele não precisa ser regado com frequência, logo não precisa de muita atenção para se desenvolver.

Zebra Grass (Miscanthus sinensis)

Gramíneas ornamentais geralmente são ótimas opções para se ter uma bela decoração junto à piscina. Isso porque são fáceis de cuidar e não criam muita sujeira. Ademais, crescem super rápido e ainda combinam com muitas outras plantas. A Zebra Grass, por exemplo, possui listras horizontais e confere um aspecto exótico perfeito em um ambiente tropical!

Gostou das dicas de decoração para a sua piscina? Que tal visitar outros blogs sobre o assunto? Eles estão cheios de dicas incríveis para deixar sua área externa impecável. Clique aqui e confira!