Cuide de seu jardim para a chegada da primavera

22 de julho de 2016
Cuide de seu jardim para a chegada da primavera

O frio brasileiro não é tão rigoroso como em outras regiões do planeta, contudo, neste ano, ele pregou uma peça em que está acostumado com temperaturas mais elevadas. Houve um período que as temperaturas ficaram próximas ao clima do norte da Europa, fazendo todos resgatarem as mantas e cobertores do fundo dos armários.  Agora, quase em seu final, as temperaturas ficaram mais estabilizadas, mas ainda faz aquele vento frio, e eis que surge aquela velha pergunta: como cuidar do meu jardim para a chegada da primavera?

O inverno tem a duração de três meses e se estende até o mês de setembro, neste período, as plantas, assim como os humanos precisam de cuidados especiais. Mas como a natureza é muito sábia, algumas espécies sabem se cuidar muito bem sozinhas: elas entram em um processo de hibernação e adormecem. São plantas que diminuem seu crescimento vegetativo e guardam bastante energia para florescer na primavera. Alguns arbustos e árvores entram nessa lista e precisam de uma poda para limpeza.

Menos água

Diminuir a quantidade de água é a primeira medida a ser adotada no frio. Não é para deixar de regar, porém como as temperaturas estão baixas, há menos evaporação e água em excesso favorece a proliferação de fungos. Uma regra básica: enfie os dedos na terra, se ela estiver seca, regue. Dê preferência por regar pela manhã, desta forma a planta irá utilizar a água no processo de fotossíntese ao longo do dia. Conforme perceber a elevação da temperatura em direção à primavera, aumente gradualmente a quantidade de água na rega.

Renovação do velho

O inverno é o período ideal para preparar as plantas para a chegada da primavera, quando tudo floresce. Com a dormência, alguns galhos ficam secos, por esta razão é importante removê-los para que a planta revigore rapidamente ao chegar da primavera, uma época em que a seiva volta a circular com mais intensidade. Isso garante que a seiva seja direcionada para as partes sadias da planta.

Dê atenção ao seu gramado

A grama também precisa de atenção especial. Essa é a hora de fazer a cobertura com areia e matéria orgânica para corrigir buracos, nivelando na fase de não crescimento. Em locais com incidência de geada, é bom cobrir o gramado com 1 cm de areia grossa para preservar a raiz.

Pragas e fungos

O inverno é um ótimo momento para se livrar de pragas e fungos, pois é um período de menos proliferação. Ministre o tratamento certo em suas plantas, como fungicidas e controle de pragas. Também é recomendado o trabalho dos profissionais nesta área para não ter erro. Na parte dos tratamentos naturais, uma infusão de fumo de corda em água é capaz de afastar muitas pragas como pulgões e lagartas.

Atenção às hortaliças e flores delicadas

Procure cobri-las com folhas e galhos secos, que servem como isolamento térmico e ajudam na reposição de componentes orgânicos. Mas, atenção, não leve para dentro de casa as plantas que estão acostumadas a viver ao ar livre, isso pode causar estresse à planta com as mudanças bruscas de temperatura, umidade e exposição solar.

Preparação para a primavera

A próxima estação é considerada por muitos a mais bonita. Para recebê-la bem, algumas medidas serão benéficas se empregadas agora:

Faça a revisão dos vasos – Limpe o bolor, revolva a terra e verifique o dreno.

Arear o solo – Faça furos na terra com um aerador e coloque areia para favorecer a entrada de água, com o passar do tempo, a terra fica compacta demais.

 

Com essas medidas, seu jardim ou área de lazer irão ficar mais bonitos para a próxima estação. Agora é só esperar o solzinho sair para aproveitar sua piscina Henrimar!