Porque as piscinas ficam verdes?

A água esverdeada que toma conta da piscina, muitas vezes da noite para o dia, é um dos maiores pesadelos para aqueles que possuem uma piscina em casa.

Quando uma piscina fica sem tratamento por várias semanas, pode fazer com que um tom esverdeado tome conta da água. Isso indica a presença de algas e pode acarretar a proliferação de bactérias nocivas à saúde.

A proliferação das algas nem sempre é visível, logo, a qualquer sinal nas paredes de sua piscina é preciso ficar atento!

As algas se reproduzem de forma  rápida, por isso é necessário manter a limpeza da sua piscina em dia e manter o pH da água adequado.

A água verde deixa sua piscina muito menos convidativa para um mergulho!

Se você foi pego de surpresa por uma situação como essa, nós te ajudamos a deixar sua piscina limpa e convidadiva:

Faça a limpeza manual da sua piscina: retire os resíduos maiores com a peneira e escove bem suas paredes, sobretudo as áreas já afetadas.

O próximo passo é ajustar a alcalinidade e o pH da água.
A alcalinidade deve ficar entre 80 e 120 ppm, enquanto o pH ideal deve estar ente 7.4 e 7.6.

Em seguida é necessário fazer a decantação. Para isso, utilize um clarificante de boa qualidade e siga as instruções de uso do rótulo.

Deposite o clarificante na água e mexa essa “mistura” por cerca de 3 minutos.

Utilize a bomba com o filtro na função recircular, para ajudar na movimentação da água, por 30 minutos. Deixe agir durante toda a noite.

No dia seguinte, o fundo da piscina deve apresentar uma grande quantidade de resíduos. Faça então a aspiração da piscina para retirar a maior parte da sujeira.

Faça a “supercloração” da piscina:  utilize 14g de cloro para cada 1.000 litros de água e deixe agir, se possível, de um dia para o outro.

Caso ache necessário, um algicida pode complementar a limpeza de forma mais agressiva.

Limpe novamente as bordas da piscina com o auxílio de uma esponja e um detergente especial para piscinas.

Por fim, verifique mais uma vez a alcalinidade e o pH da água, e caso seja necessário, corrija-os.

 

Os comentários estão fechados.