Acessibilidade na Piscina

Acessibilidade são as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade.

Há ainda barreiras físicas e psicológicas como preconceitos, ignorância e medo, que dificultam essa inserção na sociedade. O dever de todos é assegurar igualdade e respeito ao próximo por meio da conscientização e responsabilidade social, que proporcionam a essas pessoas uma vida plenamente normal, até a prática do exercício mesmo com as limitações físicas, motoras e mentais em todos espaços, inclusive em piscinas.

Como preparar a piscina para acessibilidade

As piscinas como espaços de inclusão do deficiente devem conter algumas adaptações, como o fundo mais amplo possível com no máximo 8% de inclinação e fácil acesso. Deve possuir borda elevada, a uma altura de 45 cm em relação ao piso, que facilita a locomoção do deficiente físico, sentando em cadeira de rodas, permitindo a ele transferir-se para a piscina sem a necessidade de ajuda de outra pessoa, mas sempre com a supervisão de um profissional.
O ideal é que as piscinas sejam grandes e possuam rampas para melhor acesso à ela. A piscina também deve ter sempre uma parte funda e uma rasa, além de todo seu perímetro possuir barras de apoio em inox na altura da lâmina. Outros acessórios contribuem para melhoria da acessibilidade como cadeiras elevatórias que servem como meio de condução do deficiente sentado. No entorno da piscina o piso não pode conter ondulação e irregularidades.
Um acessório importante é o Skimmer, muito utilizado em piscinas de uso terapêutico, que ajuda na remoção de resíduos e anivela a água na piscina. As piscinas Henrimar já trazem esse equipamento em seus modelos.

Referências:
Fonte da imagem: Make sobre rodas

Os comentários estão fechados.