Bomba de piscina: 4 cuidados básicos com a sua!

1 de agosto de 2019
Bomba de piscina: 4 cuidados básicos com a sua!
Quem tem uma piscina em casa sabe bem que existem equipamentos indispensáveis para seu bom funcionamento. Entre eles, encontra-se a bomba de piscina. Ela faz parte do conjunto da casa de máquinas, sendo um dos mais importantes equipamentos tratando da manutenção e da limpeza da piscina. Isso porque ela faz a água circular, facilitando o trabalho do filtro. Como consequência, as impurezas da água são eliminadas. Para entender melhor sobre seu funcionamento, acesse nosso blog Como funciona a bomba de piscina? Contudo, o intuito do blog de hoje é explicar melhor sobre os cuidados básicos com a sua bomba de piscina. Fique atento nas dicas que serão dadas a seguir!

Por que devo cuidar bem da minha bomba de piscina?

Bom, essa pergunta é muito importante, e a responderemos com sabedoria. Como já foi citado acima, a bomba de piscina é um dos mais importantes equipamentos relacionados à limpeza da água. Sendo responsável por cumprir um papel tão importante, é extremamente necessário que sejam mantidos cuidados em relação a ela. Caso contrário, a água da sua piscina não será limpa. Isso pode acarretar, então, no não uso da piscina, uma vez que a água não estará filtrada e imprópria para se banhar. Com certeza isso não é o que você deseja, certo? Mas não se preocupe! Aqui daremos as melhores dicas de como cuidar da sua bomba. Preste atenção:

1. Esteja sempre atento ao funcionamento

É sempre uma boa ideia criar hábitos diários de observação do funcionamento. Ou seja, sempre que for utilizar a bomba de piscina para manutenção, você deve prestar atenção a possíveis sinais de falha que o aparelho apresentar. Por exemplo, ruídos estranhos ou vazamentos. Esses fatores podem significar que a bomba da piscina está desgastada, e talvez precise de manutenção ou mesmo ser trocada. Outro sinal é a temperatura da sua bomba durante seu funcionamento. Caso você perceba uma temperatura muito elevada, o recomendado a fazer é desligá-la imediatamente e procurar um técnico. Mesmo prestando sempre atenção ao seu funcionamento, é recomendado que se façam revisões técnicas a cada semestre. Até se ela não apresentar nenhum sinal de desgaste. Existem algumas falhas que não são facilmente detectadas, e somente um técnico tem capacidade para identificar.
bomba de piscina

2. Cuidados relacionados a eletricidade

O motor da bomba de piscina é responsável por fazê-la funcionar. Para tal, deve estar ligado no quadro de energia, respeitando a voltagem contida no manual do instrumento. Além disso, a distância entre a bomba e do quadro de energia deve ser adequada, também seguindo instruções. É indispensável que a pessoa a instalar o aparelho tenha conhecimentos com relação a energia. Caso não saiba inverter fios ou fases, o trabalho não será concluído. E, sem esses cuidados, a bomba de piscina pode perder sua utilidade. Ainda com relação a eletricidade, é importante lembrar: a bomba de piscina precisa de um disjuntor. Esse aparelho funciona de maneira que, caso haja uma sobrecarrega no fio, ele desliga sozinho no quadro de força. Assim, é uma proteção da rede elétrica, que protege o aparelho e as pessoas.

3. Limpar o filtro

Uma das características da bomba de piscina é trabalhar com água limpa. Assim, se a água estiver suja com terra ou outros resíduos, a sua vida útil é afetada. Por isso, o recomendado é que seja feita a limpeza no filtro.

4. Não deixar a bomba de piscina trabalhar sem água

Normalmente, a bomba de piscina não pode trabalhar sem água. Mas por quê? Bem, ao funcionar por um longo período sem água, a bomba pode ser afetada. Os componentes internos de sua estrutura são danificados. Ou seja, o equipamento perde a sua potência – podendo ser uma perda parcial ou completa.
bomba de piscina
Possuindo agora os conhecimentos aqui divulgados, esperamos que você esteja pronto para cuidar da sua bomba de piscina. Dessa forma, a água da sua piscina estará sempre em boas condições para que você e sua família aproveitem os dias de sol!E, caso você ainda não possua piscina e seu desejo é adquirir uma, pesquise bem! Assim, além de uma piscina de qualidade, você terá também bons equipamentos que auxiliem seu funcionamento. Incluindo a casa de máquinas com a bomba de piscina, é claro!