Cor da água: afinal ela é transparente ou azul?

3 de fevereiro de 2017
Cor da água: afinal ela é transparente ou azul?

Com certeza você já parou e ficou observando a água da sua piscina. Também deve ter reparado que tem dias que ela parece um azul turquesa e em outros tem um tom mais esverdeado.

Isso desperta a curiosidade das crianças e até os pensamentos mais elaborados dos adultos. Mas, a resposta é muito mais simples do que imagina.

Você já deve ter escutado histórias de que o azul da água é o reflexo da cor do céu. Mas será?

Nada disso. O azul das águas está relacionado as características das moléculas de H2O e a cor que vemos refletida nada mais é do que o encontro da luz com a água, ou seja, o reflexo dos raios de luz sobre ela.

São duas as variáveis que influenciam na intensidade da cor: a opacidade do objeto e a quantidade de luz.

Um objeto na água possui opacidade nula. Logo, se sua piscina tem um fundo branco, por exemplo, ela irá refletir toda a luz que incide sobre ele. Isso porque a luz branca é constituída por um espectro de todas as cores, como no arco íris.

As moléculas tendem a absorver mais as cores como o vermelho e o laranja, e refletem com maior facilidade tons azuis e esverdeados. Quando olhamos para um objeto e o vemos azul, na verdade estamos vendo a cor azul do espectro de luz refletida do objeto.

Vários outros fatores podem influenciar na cor da água, entre eles a presença de algas e detritos que se acumulam no sistema de limpeza. Por isso é tão importante manter sua piscina sempre bem cuidada.

A Henrimar possui equipamentos e acessórios que te ajudam a evitar ao máximo a manutenção da sua piscina. Além disso, possui um catálogo completo de piscinas, e uma dela com certeza é ideal para você!